Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37313
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCarvalho, Joice Rocha-
dc.date.accessioned2023-02-27T12:37:20Z-
dc.date.available2023-02-27T12:37:20Z-
dc.date.issued2023-02-23-
dc.identifier.citationCARVALHO, Joice Rocha. Semeando Amefricanidade: Políticas públicas de educação no campo e questões de raça e classe. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) -- Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37313-
dc.description.abstractThis research has as its theme the Public Policies of Education in the countryside, signaling the issues of race, class and gender, presenting its importance for popular knowledge. It analyzes colonialism as the core of social oppression and presents the social question, and the agrarian question as necessary to be worked on in Social Work in an intersectional way, bridge to this construction, Amefricanity becomes an ethical-political lens to build anti-racist narratives. The research methodologies were developed by bibliographic, dialectic and qualitative methods. The data collection instruments were the semi-structured interview with the objective of understanding the research objectives with the speeches of the interlocutors. It was observed and identified the relevance of rural education for popular knowledge and to enhance the study of the intersections of rural areas, race, class and gender for Social Work as a category that should strengthen the educational and anti-racist struggle.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectAntirracistapt_BR
dc.subjectClassept_BR
dc.titleSemeando amefricanidade: políticas públicas de educação no campo e questões de raça e classept_BR
dc.title.alternativeSOWING AMERICANITY: Public Education Policies in the Countryside and Race and Class Issuespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alves, Isadora de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509943161324351pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Josy Dayanny Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2526056181664408pt_BR
dc.contributor.referee1Calixto, Flander de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2902287976471635pt_BR
dc.contributor.referee2Cintra, Soraia Veloso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4265545261433608pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5794772316436534pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema as Políticas Públicas de Educação do campo, articulada às questões de raça e classe, com destaque para a importância dos saberes populares. Analisa o colonialismo como cerne das opressões e apresenta a questão social e a questão agrária como necessárias nas discussões a serem trabalhadas no Serviço Social de forma interseccional como ponte para a construção da Amefricanidade como uma lente ético-política para elaboração de narrativas e práticas antirracistas. As metodologias da pesquisa foram desenvolvidas pelos métodos bibliográfico, dialético e qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semi estruturada, com o objetivo de compreender; e, diário de campo, com o objetivo de registrar minhas percepções referentes ao lócus e aos sujeitos da pesquisa. Foi observado e identificado a relevância da educação do campo articulado aos saberes populares e necessidade de potencialização dos estudos a partir das intersecções de campo, raça e classe para o Serviço Social, essa última enquanto campo de estudo que deve fortalecer a luta educacional e antirracista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseServiço Socialpt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.orcid.putcode129839710-
Aparece en las colecciones:TCC - Serviço Social (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SemeandoAmefricanidadePolíticas.pdfTCC431.98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons