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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4840-3701
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Título: Estudo comparativo entre normatização brasileira e estado-unidense aplicado à viabilidade de rodovias
Autor: Almeida, Guilherme Vieira
Primer orientador: Silva, Raquel Naiara Fernandes
Segundo miembro de la banca: Lazzarini, Camilla Miguel Carrara
Tercer miembro de la banca: Oliveira, André Luiz de
Resumen: Os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA são fundamentais para construção de grandes obras porque identificam a alternativa mais viável para a sociedade dentre as possíveis soluções elencadas preliminarmente. Visando avaliar os resultados dos estudos de viabilidade para implantação de rodovias seguindo o "Manual de Projetos Geométricos de Rodovias Rurais", norma brasileira, e seguindo o documento “A Policy on Geometric Design of Highways and Streets”, norma estado-unidense, realizou-se um estudo de caso no qual, por meio do software Autodesk InfraWorks, gerou-se dois projetos otimizados para uma rodovia que ligasse Nova Resende - MG a Alpinópolis – MG, sendo que em cada um dos projetos utilizou-se uma das duas normas. Os resultados demonstram que as orientações e os valores de referências existentes nas duas normas são bem próximos, uma vez que os valores de comprimento da rodovia, custo e traçado dos dois projetos foram pouco divergentes.
Abstract: The Technical, Economic and Environmental Feasibility Studies – EVTEA are fundamental for the construction of large works because they identify the most viable alternative for society among the possible solutions listed preliminarily. In order to evaluate the results of the feasibility studies for the implementation of highways following the "Manual de Projetos Geometricas de Rodovias Rurais", the Brazilian regulation norm, and following the document "A Policy on Geometric Design of Highways and Streets", the US regulation norm, a case study was carried out in which, through the Autodesk InfraWorks software, two optimized projects were generated for a highway that connected Nova Resende - MG to Alpinópolis - MG, so that each of the projects was based on if one of the two norms. The results showed that the existing guidelines and reference values in the two standards are very close, since the values for the length of the road, cost and geometric design of the two projects were not very different.
Palabras clave: Norma técnica
Projeto
Rodovias
Traçado
Viabilidade
DNIT
AASHTO
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALMEIDA, Guilherme Vieira. Estudo comparativo entre normatização brasileira e estado-unidense aplicado à viabilidade de rodovias. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37298
Fecha de defensa: 3-feb-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Civil

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