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dc.creatorAlmeida, Guilherme Vieira-
dc.date.accessioned2023-02-24T14:08:53Z-
dc.date.available2023-02-24T14:08:53Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationALMEIDA, Guilherme Vieira. Estudo comparativo entre normatização brasileira e estado-unidense aplicado à viabilidade de rodovias. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37298-
dc.description.abstractThe Technical, Economic and Environmental Feasibility Studies – EVTEA are fundamental for the construction of large works because they identify the most viable alternative for society among the possible solutions listed preliminarily. In order to evaluate the results of the feasibility studies for the implementation of highways following the "Manual de Projetos Geometricas de Rodovias Rurais", the Brazilian regulation norm, and following the document "A Policy on Geometric Design of Highways and Streets", the US regulation norm, a case study was carried out in which, through the Autodesk InfraWorks software, two optimized projects were generated for a highway that connected Nova Resende - MG to Alpinópolis - MG, so that each of the projects was based on if one of the two norms. The results showed that the existing guidelines and reference values in the two standards are very close, since the values for the length of the road, cost and geometric design of the two projects were not very different.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectNorma técnicapt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectTraçadopt_BR
dc.subjectViabilidadept_BR
dc.subjectDNITpt_BR
dc.subjectAASHTOpt_BR
dc.titleEstudo comparativo entre normatização brasileira e estado-unidense aplicado à viabilidade de rodoviaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Raquel Naiara Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173096683473059pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1173096683473059pt_BR
dc.contributor.referee2Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536994501942049pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, André Luiz de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3759700277755565pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9251747362112105pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA são fundamentais para construção de grandes obras porque identificam a alternativa mais viável para a sociedade dentre as possíveis soluções elencadas preliminarmente. Visando avaliar os resultados dos estudos de viabilidade para implantação de rodovias seguindo o "Manual de Projetos Geométricos de Rodovias Rurais", norma brasileira, e seguindo o documento “A Policy on Geometric Design of Highways and Streets”, norma estado-unidense, realizou-se um estudo de caso no qual, por meio do software Autodesk InfraWorks, gerou-se dois projetos otimizados para uma rodovia que ligasse Nova Resende - MG a Alpinópolis – MG, sendo que em cada um dos projetos utilizou-se uma das duas normas. Os resultados demonstram que as orientações e os valores de referências existentes nas duas normas são bem próximos, uma vez que os valores de comprimento da rodovia, custo e traçado dos dois projetos foram pouco divergentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsA razão do acesso ser embargado é que eu junto a minha orientadora iremos publicar o trabalho em uma revista científica.pt_BR
dc.orcid.putcode129630674-
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