Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37298
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Guilherme Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T14:08:53Z | - |
dc.date.available | 2023-02-24T14:08:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-03 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Guilherme Vieira. Estudo comparativo entre normatização brasileira e estado-unidense aplicado à viabilidade de rodovias. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37298 | - |
dc.description.abstract | The Technical, Economic and Environmental Feasibility Studies – EVTEA are fundamental for the construction of large works because they identify the most viable alternative for society among the possible solutions listed preliminarily. In order to evaluate the results of the feasibility studies for the implementation of highways following the "Manual de Projetos Geometricas de Rodovias Rurais", the Brazilian regulation norm, and following the document "A Policy on Geometric Design of Highways and Streets", the US regulation norm, a case study was carried out in which, through the Autodesk InfraWorks software, two optimized projects were generated for a highway that connected Nova Resende - MG to Alpinópolis - MG, so that each of the projects was based on if one of the two norms. The results showed that the existing guidelines and reference values in the two standards are very close, since the values for the length of the road, cost and geometric design of the two projects were not very different. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Norma técnica | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | Rodovias | pt_BR |
dc.subject | Traçado | pt_BR |
dc.subject | Viabilidade | pt_BR |
dc.subject | DNIT | pt_BR |
dc.subject | AASHTO | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo entre normatização brasileira e estado-unidense aplicado à viabilidade de rodovias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Raquel Naiara Fernandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1173096683473059 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1173096683473059 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6536994501942049 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, André Luiz de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3759700277755565 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9251747362112105 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA são fundamentais para construção de grandes obras porque identificam a alternativa mais viável para a sociedade dentre as possíveis soluções elencadas preliminarmente. Visando avaliar os resultados dos estudos de viabilidade para implantação de rodovias seguindo o "Manual de Projetos Geométricos de Rodovias Rurais", norma brasileira, e seguindo o documento “A Policy on Geometric Design of Highways and Streets”, norma estado-unidense, realizou-se um estudo de caso no qual, por meio do software Autodesk InfraWorks, gerou-se dois projetos otimizados para uma rodovia que ligasse Nova Resende - MG a Alpinópolis – MG, sendo que em cada um dos projetos utilizou-se uma das duas normas. Os resultados demonstram que as orientações e os valores de referências existentes nas duas normas são bem próximos, uma vez que os valores de comprimento da rodovia, custo e traçado dos dois projetos foram pouco divergentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 21 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | A razão do acesso ser embargado é que eu junto a minha orientadora iremos publicar o trabalho em uma revista científica. | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 129630674 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstudoComparativoNormatização.pdf Until 2025-02-03 | TCC = Trabalho de Conclusão de Curso | 34.99 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.