Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37265
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2276-9438
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center
Autor: Zaruz, Thassio Ferreira
Primer orientador: Lopes, José Eduardo Ferreira
Primer miembro de la banca: Sousa, Edileusa Godói
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Luciana
Tercer miembro de la banca: Teixeira, Fabiana Sousa Ribeiro
Resumen: O objetivo deste relato técnico foi de descrever a implementação de um serviço de computação em nuvem em uma empresa do setor de Call Center, visando o melhor custo-benefício para a organização, tendo em vista o setor em que está inserida. Para isso foi realizada a migração de determinados dados para a nuvem e, após processados, retornados à infraestrutura da empresa, com o intuito de ter maior controle sobre os custos de geração de relatórios. Os resultados obtidos mostram que foi possível melhorar a performance dos processos de ETL utilizando o BigQuery, um dos serviços do Google Cloud Platform, e também diminuir os custos com infraestrutura local, proporcionando ganhos financeiros e competitivos para a empresa, visto que esta passa a prestar serviços de maior qualidade e menor preço.
Abstract: The objective of this technical report was to describe the implementation of a cloud computing service in a call center company, aiming at the best cost benefit for the organization, in view of the sector in which it is inserted. For this purpose, certain data was migrated to the cloud and, after being processed, returned to the company's infrastructure, in order to have greater control over the costs of reporting. The results obtained show that it was possible to improve the performance of ETL processes using BigQuery, one of google cloud Platform services, and also reduce local infrastructure costs, providing financial and competitive gains for the company, since it starts to provide higher quality and lower price services.
Palabras clave: Computação em nuvem
ETL
Business inteligence
BigQuery
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ZARUZ, Thassio Ferreira. Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Informação) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37265
Fecha de defensa: 2-feb-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AdoçãoServiçosComputação.pdfTCC822.53 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.