Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZaruz, Thassio Ferreira-
dc.date.accessioned2023-02-23T13:39:25Z-
dc.date.available2023-02-23T13:39:25Z-
dc.date.issued2023-02-02-
dc.identifier.citationZARUZ, Thassio Ferreira. Adoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call center. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Informação) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37265-
dc.description.abstractThe objective of this technical report was to describe the implementation of a cloud computing service in a call center company, aiming at the best cost benefit for the organization, in view of the sector in which it is inserted. For this purpose, certain data was migrated to the cloud and, after being processed, returned to the company's infrastructure, in order to have greater control over the costs of reporting. The results obtained show that it was possible to improve the performance of ETL processes using BigQuery, one of google cloud Platform services, and also reduce local infrastructure costs, providing financial and competitive gains for the company, since it starts to provide higher quality and lower price services.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComputação em nuvempt_BR
dc.subjectETLpt_BR
dc.subjectBusiness inteligencept_BR
dc.subjectBigQuerypt_BR
dc.titleAdoção de serviço de computação em nuvem na área de bi em empresa de call centerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=EF7C11AB2D9C74FCA6A792DE140D4781.buscatextual_65pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Edileusa Godói-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Luciana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Fabiana Sousa Ribeiro-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste relato técnico foi de descrever a implementação de um serviço de computação em nuvem em uma empresa do setor de Call Center, visando o melhor custo-benefício para a organização, tendo em vista o setor em que está inserida. Para isso foi realizada a migração de determinados dados para a nuvem e, após processados, retornados à infraestrutura da empresa, com o intuito de ter maior controle sobre os custos de geração de relatórios. Os resultados obtidos mostram que foi possível melhorar a performance dos processos de ETL utilizando o BigQuery, um dos serviços do Google Cloud Platform, e também diminuir os custos com infraestrutura local, proporcionando ganhos financeiros e competitivos para a empresa, visto que esta passa a prestar serviços de maior qualidade e menor preço.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGestão da Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode129558030-
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AdoçãoServiçosComputação.pdfTCC822.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.