Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37261
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A discussão ambiental na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis: a transversalidade existe?
Título(s) alternativo(s): The environmental discussion in the curriculum matrix of the Accounting Course: does transversality exist?
Autor(es): Junqueira, Pedro Murilo Lima
Primeiro orientador: Silva, Marli Auxiliadora da
Primeiro membro da banca: Silva, Marli Auxiliadora da
Segundo membro da banca: Vilela, Marcus Sérgio Satto
Terceiro membro da banca: Soares, Mara Alves
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar como a Educação Ambiental é discutida no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no campus Pontal. É pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, que utilizou de análise em fontes documentais, como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), as fichas de disciplinas, e planos de ensino para coleta de informações. Também foram utilizadas entrevistadas semiestruturadas, cuja análise com base em termos e expressões foi triangulada com informações das fontes primárias. No que tange a pesquisa documental, os resultados revelaram que o PPC prevê que o curso deve oferecer discussões relativas às questões ambientais; nas fichas de disciplinas constatou-se a referência a temas ambientais nas seguintes disciplinas: Ética e Responsabilidade Social, de natureza obrigatória, e Educação Ambiental, de natureza optativa. As entrevistas revelaram que, mesmo sendo previstas em uma única disciplina de natureza obrigatória, a Educação Ambiental é discutida em sala de aula, sobretudo quando se discute questões relacionadas a passivos e custos ambientais, em disciplinas como Contabilidade Agropecuária e Teoria da Contabilidade. Todavia quando a discussão ocorre a metodologia usada é a expositiva. Os relatos confirmaram também, que a Educação Ambiental é tratada no curso, em eventos de pesquisa e extensão, quando são ministradas palestras e mesas redondas para discussão de temas relacionados ao meio ambiente, constatando-se que o tema perpassa, de forma transversal, pelos conteúdos da contabilidade e da formação do profissional contábil.
Abstract: This research sought to investigate how Environmental Education is discussed in the undergraduate course in Accounting at the Federal University of Uberlândia (UFU), on the Pontal campus. It is exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, which used analysis of documental sources, such as the Pedagogical Project of the Course (PPC), the subject sheets, and teaching plans to collect information. Semi-structured interviews were also used, whose analysis based on terms and expressions was triangulated with information from primary sources. With regard to documentary research, the results revealed that the PPC provides that the course should offer discussions related to environmental issues; in the subject sheets, reference to environmental themes was found in the following subjects: Ethics and Social Responsibility, which is mandatory, and Environmental Education, which is optional. The interviews revealed that, even being foreseen in a single mandatory subject, Environmental Education is discussed in the classroom, especially when discussing issues related to environmental liabilities and costs, in subjects such as Agricultural Accounting and Accounting Theory. However, when the discussion takes place, the methodology used is expository. It was also confirmed in the reports that Environmental Education is addressed in the course, in research and extension events, when lectures and round tables are given to discuss themes related to the environment, verifying that the theme permeates, in a way transversal, through the contents of accounting and the training of accounting professionals.
Palavras-chave: Educação ambiental
Contabilidade
Ciências Contábeis
Transversalidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: JUNQUEIRA, Pedro Murilo Lima. A discussão ambiental na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis: a transversalidade existe? 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37261
Data de defesa: 6-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiscussãoAmbientalTransversalidade.pdfTCC600.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.