Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37261
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJunqueira, Pedro Murilo Lima-
dc.date.accessioned2023-02-23T13:07:58Z-
dc.date.available2023-02-23T13:07:58Z-
dc.date.issued2021-11-06-
dc.identifier.citationJUNQUEIRA, Pedro Murilo Lima. A discussão ambiental na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis: a transversalidade existe? 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37261-
dc.description.abstractThis research sought to investigate how Environmental Education is discussed in the undergraduate course in Accounting at the Federal University of Uberlândia (UFU), on the Pontal campus. It is exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, which used analysis of documental sources, such as the Pedagogical Project of the Course (PPC), the subject sheets, and teaching plans to collect information. Semi-structured interviews were also used, whose analysis based on terms and expressions was triangulated with information from primary sources. With regard to documentary research, the results revealed that the PPC provides that the course should offer discussions related to environmental issues; in the subject sheets, reference to environmental themes was found in the following subjects: Ethics and Social Responsibility, which is mandatory, and Environmental Education, which is optional. The interviews revealed that, even being foreseen in a single mandatory subject, Environmental Education is discussed in the classroom, especially when discussing issues related to environmental liabilities and costs, in subjects such as Agricultural Accounting and Accounting Theory. However, when the discussion takes place, the methodology used is expository. It was also confirmed in the reports that Environmental Education is addressed in the course, in research and extension events, when lectures and round tables are given to discuss themes related to the environment, verifying that the theme permeates, in a way transversal, through the contents of accounting and the training of accounting professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectTransversalidadept_BR
dc.titleA discussão ambiental na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis: a transversalidade existe?pt_BR
dc.title.alternativeThe environmental discussion in the curriculum matrix of the Accounting Course: does transversality exist?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marli Auxiliadora da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marli Auxiliadora da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Marcus Sérgio Satto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004653566806128pt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Mara Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3432105269752526pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou investigar como a Educação Ambiental é discutida no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no campus Pontal. É pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, que utilizou de análise em fontes documentais, como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), as fichas de disciplinas, e planos de ensino para coleta de informações. Também foram utilizadas entrevistadas semiestruturadas, cuja análise com base em termos e expressões foi triangulada com informações das fontes primárias. No que tange a pesquisa documental, os resultados revelaram que o PPC prevê que o curso deve oferecer discussões relativas às questões ambientais; nas fichas de disciplinas constatou-se a referência a temas ambientais nas seguintes disciplinas: Ética e Responsabilidade Social, de natureza obrigatória, e Educação Ambiental, de natureza optativa. As entrevistas revelaram que, mesmo sendo previstas em uma única disciplina de natureza obrigatória, a Educação Ambiental é discutida em sala de aula, sobretudo quando se discute questões relacionadas a passivos e custos ambientais, em disciplinas como Contabilidade Agropecuária e Teoria da Contabilidade. Todavia quando a discussão ocorre a metodologia usada é a expositiva. Os relatos confirmaram também, que a Educação Ambiental é tratada no curso, em eventos de pesquisa e extensão, quando são ministradas palestras e mesas redondas para discussão de temas relacionados ao meio ambiente, constatando-se que o tema perpassa, de forma transversal, pelos conteúdos da contabilidade e da formação do profissional contábil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscussãoAmbientalTransversalidade.pdfTCC600.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.