Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37261
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A discussão ambiental na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis: a transversalidade existe?
Título (s) alternativo (s): The environmental discussion in the curriculum matrix of the Accounting Course: does transversality exist?
Autor: Junqueira, Pedro Murilo Lima
Primer orientador: Silva, Marli Auxiliadora da
Primer miembro de la banca: Silva, Marli Auxiliadora da
Segundo miembro de la banca: Vilela, Marcus Sérgio Satto
Tercer miembro de la banca: Soares, Mara Alves
Resumen: Esta pesquisa buscou investigar como a Educação Ambiental é discutida no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no campus Pontal. É pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, que utilizou de análise em fontes documentais, como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), as fichas de disciplinas, e planos de ensino para coleta de informações. Também foram utilizadas entrevistadas semiestruturadas, cuja análise com base em termos e expressões foi triangulada com informações das fontes primárias. No que tange a pesquisa documental, os resultados revelaram que o PPC prevê que o curso deve oferecer discussões relativas às questões ambientais; nas fichas de disciplinas constatou-se a referência a temas ambientais nas seguintes disciplinas: Ética e Responsabilidade Social, de natureza obrigatória, e Educação Ambiental, de natureza optativa. As entrevistas revelaram que, mesmo sendo previstas em uma única disciplina de natureza obrigatória, a Educação Ambiental é discutida em sala de aula, sobretudo quando se discute questões relacionadas a passivos e custos ambientais, em disciplinas como Contabilidade Agropecuária e Teoria da Contabilidade. Todavia quando a discussão ocorre a metodologia usada é a expositiva. Os relatos confirmaram também, que a Educação Ambiental é tratada no curso, em eventos de pesquisa e extensão, quando são ministradas palestras e mesas redondas para discussão de temas relacionados ao meio ambiente, constatando-se que o tema perpassa, de forma transversal, pelos conteúdos da contabilidade e da formação do profissional contábil.
Abstract: This research sought to investigate how Environmental Education is discussed in the undergraduate course in Accounting at the Federal University of Uberlândia (UFU), on the Pontal campus. It is exploratory and descriptive research, with a qualitative approach, which used analysis of documental sources, such as the Pedagogical Project of the Course (PPC), the subject sheets, and teaching plans to collect information. Semi-structured interviews were also used, whose analysis based on terms and expressions was triangulated with information from primary sources. With regard to documentary research, the results revealed that the PPC provides that the course should offer discussions related to environmental issues; in the subject sheets, reference to environmental themes was found in the following subjects: Ethics and Social Responsibility, which is mandatory, and Environmental Education, which is optional. The interviews revealed that, even being foreseen in a single mandatory subject, Environmental Education is discussed in the classroom, especially when discussing issues related to environmental liabilities and costs, in subjects such as Agricultural Accounting and Accounting Theory. However, when the discussion takes place, the methodology used is expository. It was also confirmed in the reports that Environmental Education is addressed in the course, in research and extension events, when lectures and round tables are given to discuss themes related to the environment, verifying that the theme permeates, in a way transversal, through the contents of accounting and the training of accounting professionals.
Palabras clave: Educação ambiental
Contabilidade
Ciências Contábeis
Transversalidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: JUNQUEIRA, Pedro Murilo Lima. A discussão ambiental na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis: a transversalidade existe? 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37261
Fecha de defensa: 6-nov-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DiscussãoAmbientalTransversalidade.pdfTCC600.71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.