Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37222
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0653-5589
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Manutenção centrada na confiabilidade: uma pesquisa-ação com a aplicação da metodologia FMEA
Título(s) alternativo(s): Reliability-centered maintenance: an action research using the fmea methodology FMEA
Autor(es): Alves, Suzana Cintra
Primeiro orientador: Costa, Eugênio Pacceli
Primeiro membro da banca: Castillo, Lucio Abimael Medrano
Segundo membro da banca: Almeida, Luís Fernando Magnanini de
Resumo: A realização de um gerenciamento da manutenção de forma eficaz é de suma importância para a qualidade da operação nas indústrias, onde paradas não programadas dos equipamentos interferem de forma direta no faturamento industrial. A Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) busca evitar a ocorrência de falhas, eliminando os fatores que provocam o acontecimento destas falhas nos equipamentos envolvidos. A Análise de Modo e Efeito de Falha (FMEA) é uma metodologia baseada em métodos de análise para tratar falhas identificadas em um período estipulado. Assim, este trabalho teve o objetivo de reduzir as paradas não programadas e aumentar a disponibilidade dos equipamentos envolvidos no processo produtivo de um armazém de grãos situado no interior do estado de Goiás. Este objetivo foi alcançado por meio, primeiramente, da aplicação do Gráfico de Pareto para elencar as principais falhas da base de dados e, posteriormente, com o desenvolvimento da metodologia FMEA para as falhas elencadas. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado a abordagem pesquisa-ação, com a execução de seis passos embasados na literatura existente. Durante o processo de aplicação das propostas de melhoria foram realizados feedbacks para o aprimoramento destas melhorias aplicadas, com destaque para o feedback da alteração física realizada no sensor de embuchamento utilizado na unidade, onde o modelo final aprovado em campo baseou-se na instalação de uma película de acrílico para impedir o acúmulo de pó nos arredores do sensor e seu acionamento indevido. Após a finalização da aplicação proposta, o Gráfico de Pareto foi aplicado novamente para as paradas não programadas do setor produtivo e foi realizado um comparativo do cenário antes e após o desenvolvimento da FMEA. Após a finalização da aplicação da FMEA foi possível reduzir a quantidade total de horas das paradas não programadas do setor produtivo de 114:02 para 20:14 horas e as paradas não programadas devido “Desarme de sensor” foi de 25:12h para 1:10h. Por fim, as considerações finais desta pesquisa são apresentadas e trabalhos futuros para a continuidade da pesquisa são sugeridos, onde entre estes trabalhos futuros estão: Análises mais complexas durante o planejamento de projetos de inovação; Aperfeiçoamento dos planos de manutenção da unidade objeto deste estudo e Continuidade na aplicação do Gráfico de Pareto e da FMEA.
Abstract: An effective way of maintence management is of great importance for the quality of the operation in industries, where non programmed stops of equipament interfirs directlly on the industrial income. The Reliability Centered Maintence (RCM) pursuits to avoid failures, eliminating the factors that causes those failures on the equipment involved. The Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) is a methodology based in analysis methods to treat failures identified in a stipulated time. The presenting paper aims to reduce non programed stops and raise the availability of the equipments involved in the productive process of a grain Warehouse located in the countryside of the state of Goiás. This objetive was accomplished through, at first, the appliance of the Pareto’s Graphic to list the main failures in the database and subsequently, with the development of the FMEA’s metodology for the listed failures. During the process of applying the improvement proposals, feedback was provided to improve the improvements applied, with emphasis on the feedback on the physical change made to the bushing sensor used in the unit, where the final model approved in the field was based on the installation of a acrylic film to prevent the accumulation of dust around the sensor and its improper activation. After finalizing the application proposal, the Pareto Chart was applied again for the unscheduled stops of the productive sector and a comparison of the scenario before and after the development of the FMEA was carried out. After completing the FMEA application, it was possible to reduce the total number of hours of unscheduled downtime in the production sector from 114:02 to 20:14 hours and unscheduled downtime due to “Sensor Disarming” was from 25:12h to 1: 10 am. Finally, the final considerations of this research are developed and future works for the continuity of the research are suggested, where among these future works are: More complex analyzes during the planning of innovation projects; Improvement of the maintenance plans of the unit object of this study and Continuity in the application of the Pareto Chart and the FMEA.
Palavras-chave: Manutenção
Maintenance
Confiabilidade
Reliability
Disponibilidade
Availability
FMEA
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES, Suzana Cintra. Manutenção centrada na confiabilidade: uma pesquisa-ação com a aplicação da metodologia FMEA. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37222
Data de defesa: 18-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ManutençãoCentradaConfiabilidade.pdf939.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.