Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37211
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6770-6188
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de matemática em escolas do campo no Brasil
Autor(es): Ribeiro, Ricardo
Primeiro orientador: Marin, Douglas
Primeiro membro da banca: Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu
Segundo membro da banca: Marco, Fabiana Fiorezi de
Terceiro membro da banca: Marin, Douglas
Resumo: Recentes pesquisas indicam que 15% dos brasileiros vivem no campo. Dúvidas sobre esse contexto gerou as inquietações do presente estudo do qual o objetivo está em apresentar os resultados de uma mapeamento bibliográfico evidenciando como o profissional em Educação Matemática atua nas Escolas do Campo, destacando metodologias desenvolvidas durante o ensino de Matemática. Para isso, realizamos um mapeamento das produções acadêmicas voltadas às práticas educativas, no período de 2010 a 2020, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Como metodologia nos apoiamos no Mapeamento Sistemático proposto por (FALBO. 2018), que é dividido em três fases: Planejamento, Condução e Publicação dos resultados. Como resultado, pudemos visualizar que há uma importância em exaltar o conhecimento que o estudante possui, além de destacar a cultura, costumes e tradições dos locais onde as pesquisas foram realizadas, para isso, nos baseamos nas prática metodológicas abordadas nas pesquisas. Esperamos, com esse estudo, colaborar com a formação de futuros professores de Matemática e para professores que lecionam Matemática.
Abstract: Recent surveys indicate that 15% of Brazilians live in the countryside. Doubts about this context generated the concerns of the present study, whose objective is to present the results of a bibliographic mapping showing how the professional in Mathematics Education works in the Rural Schools, highlighting methodologies developed during the teaching of Mathematics. For this, we carried out a mapping of the academic productions experienced in educational practices, from 2010 to 2020, available at Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) and in Banco de Teses e Dissertações da CAPES. As a methodology, we rely on the Systematic Mapping proposed by Falbo (2018), in which it is divided into three phases: Planning, Conducting and Publication of results. As a result, we could see that there is an importance in exalting the knowledge that the student has, in addition to highlighting the culture, customs and traditions of the places where the research was carried out, for this, we based ourselves on the methodological practices addressed in the research. We hope, with this study, to collaborate with the training of future Mathematics teachers and for teachers who teach Mathematics.
Palavras-chave: Mapeamento sistemático
Educação matemática
Educação do campo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RIBEIRO, Ricardo. Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de Matemática em escolas do campo no Brasil. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37211
Data de defesa: 2-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PanoramaSobreMetodologias.pdfTCC1.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons