Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37211
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Ricardo | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T15:45:18Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T15:45:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Ricardo. Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de Matemática em escolas do campo no Brasil. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37211 | - |
dc.description.abstract | Recent surveys indicate that 15% of Brazilians live in the countryside. Doubts about this context generated the concerns of the present study, whose objective is to present the results of a bibliographic mapping showing how the professional in Mathematics Education works in the Rural Schools, highlighting methodologies developed during the teaching of Mathematics. For this, we carried out a mapping of the academic productions experienced in educational practices, from 2010 to 2020, available at Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) and in Banco de Teses e Dissertações da CAPES. As a methodology, we rely on the Systematic Mapping proposed by Falbo (2018), in which it is divided into three phases: Planning, Conducting and Publication of results. As a result, we could see that there is an importance in exalting the knowledge that the student has, in addition to highlighting the culture, customs and traditions of the places where the research was carried out, for this, we based ourselves on the methodological practices addressed in the research. We hope, with this study, to collaborate with the training of future Mathematics teachers and for teachers who teach Mathematics. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Mapeamento sistemático | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Um panorama sobre metodologias mobilizadas para o ensino de matemática em escolas do campo no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marin, Douglas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6734500640303971 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6136763314010047 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marco, Fabiana Fiorezi de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3302431723262783 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Marin, Douglas | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6734500640303971 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/2994998915447864 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Recentes pesquisas indicam que 15% dos brasileiros vivem no campo. Dúvidas sobre esse contexto gerou as inquietações do presente estudo do qual o objetivo está em apresentar os resultados de uma mapeamento bibliográfico evidenciando como o profissional em Educação Matemática atua nas Escolas do Campo, destacando metodologias desenvolvidas durante o ensino de Matemática. Para isso, realizamos um mapeamento das produções acadêmicas voltadas às práticas educativas, no período de 2010 a 2020, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Como metodologia nos apoiamos no Mapeamento Sistemático proposto por (FALBO. 2018), que é dividido em três fases: Planejamento, Condução e Publicação dos resultados. Como resultado, pudemos visualizar que há uma importância em exaltar o conhecimento que o estudante possui, além de destacar a cultura, costumes e tradições dos locais onde as pesquisas foram realizadas, para isso, nos baseamos nas prática metodológicas abordadas nas pesquisas. Esperamos, com esse estudo, colaborar com a formação de futuros professores de Matemática e para professores que lecionam Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 61 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PanoramaSobreMetodologias.pdf | TCC | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License