Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37139
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1437-2705 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Produção acadêmica sobre paralisia cerebral: análise dos trabalhos apresentados no congresso brasileiro de educação especial de 2016 a 2021 |
Título(s) alternativo(s): | Academic production on cerebral palsy: analysis of papers presented at the Brazilian conference on special education from 2016 to 2021 |
Autor(es): | Nunes, Gustavo Alves |
Primeiro orientador: | Bertoni, Sônia |
Primeiro membro da banca: | Palafox, Gabriel Humberto Muñoz |
Segundo membro da banca: | Félix, Robson Gonçalves |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar a produção acadêmica sobre “paralisia cerebral”, publicada nos Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), nas versões de 2016, 2018 e 2021. Especificamente buscou identificar os autores e instituições que publicaram; os subtemas abordados; os objetivos dos trabalhos e os principais resultados. Para isto, foi realizada pesquisa de natureza qualitativa/quantitativa, do tipo descritiva. Para a coleta de dados consultamos os registros digitais dos anais do CBCE, disponíveis no portal do evento. Foram identificados 23 trabalhos que tratam do tema paralisia cerebral. Os principais resultados mostraram que o ensino colaborativo, as intervenções, as tecnologias assistivas, as avaliações assistidas, as intervenções com artes e equoterapia são importantes para a aprendizagem, desenvolvimento e inclusão das pessoas com PC. Porém, ainda existem práticas pedagógicas excludentes, sendo a formação continuada dos professores necessária para que ocorra uma educação de qualidade e os alunos com PC tenham sucesso no processo de ensino, aprendizagem e desempenho escolar. |
Abstract: | The objective of this study is to analyze the academic production on “cerebral palsy”, published in the Annals of the Brazilian Congress of Special Education (CBEE), in the 2016, 2018 and 2021 versions. Specifically, it sought to identify the authors and institutions that published; the subtopics addressed; the objectives of the works and the main results. For this, a qualitative/quantitative research of the descriptive type was carried out. For data collection, we consulted the digital records of the CBCE annals, available on the event's portal. A total of 23 papers dealing with the subject of cerebral palsy were identified. The main results showed that collaborative teaching, interventions, assistive technologies, assisted assessments, interventions with arts and equine therapy are important for the learning, development and inclusion of people with CP. However, there are still excluding pedagogical practices, and the continuing education of teachers is necessary for quality education to occur and for students with CP to be successful in the teaching, learning and school performance process. |
Palavras-chave: | Congresso Brasileiro de Educação Especial Paralisia cerebral Produção científica Brazilian Special Education Congress Cerebral palsy Scientific production |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | NUNES, Gustavo Alves. Produção acadêmica sobre paralisia cerebral: análise dos trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2016 a 2021. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37139 |
Data de defesa: | 31-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProduçãoAcadêmicaParalisia.pdf | TCC | 823.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons