Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37113
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5347-5008
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Quantificação de Staphylococcus coagulase positivo, Staphylococcus coagulase negativo e Salmonella spp. em queijo Minas artesanal produzido no período da seca na microrregião do Triângulo Mineiro
Autor(es): Silva, Lorena Barbosa Vieira
Primeiro orientador: Freitas, Guilherme Ramos Oliveira e
Primeiro coorientador: Lima, Carla Ferreira
Primeiro membro da banca: Resende, Daiane Silva
Segundo membro da banca: Guidi, Letícia Rocha
Resumo: O queijo Minas artesanal (QMA) é um produto com origem em Minas Gerais tendo seu reconhecimento em todo país. Sua fabricação é feita de maneira empírica e familiar por pequenos e médios produtores em propriedades rurais usando leite cru e a adição culturas starters naturais.Alimentos como o QMA dependem de boas práticas de fabricação, uma vez que a manipulação inadequada pode favorecer uma rápida proliferação microbiana. Outros pontos interferentes em uma boa qualidade do produto são o local de produção e maturação e as possíveis falhas nos cuidados com a sanidade dos animais que facilitam a contaminação por microrganismos indesejáveis, e consequentemente, a veiculação de doenças. A legislação do Estado preconiza que,para a comercialização, os QMAs devem preencher requisitos, fazendo-se necessária a maturação por, no mínimo, 22 dias. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar os parâmetros microbiológicos dos QMAs produzidos na microrregião do Triângulo Mineiro durante o períododa seca. Foram selecionadas pela EMATER, amostras coletadas até 22 dias de maturação (0, 10, 14,17 e 22) para a realização das análises microbiológicas. O resultado do grupo de Sthaphylococccuscoagulase positiva apresentou ao final do vigésimo segundo dia uma contagem dentro do padrão da legislação. Para o grupo de Sthaphylococccus coagulase negativa houve um aumento constante nas contagens de microrganismos mesmo com a maturação. A presença de Salmonella spp. ocorreu em amostras de um único produtor, sendo detectada a partir do décimo dia de maturação. Com essa pesquisa foi possível verificar insuficiente o processo de maturação para redução ou inibição do crescimento dos microrganismos analisados em todas as amostras. Considerando a aplicação das Boas Práticas Agropecuárias e de Fabricação na cadeia produtiva essenciais, o produdor proporcionará ao mercado um produto com uma boa qualidade.
Palavras-chave: Microrganismos
Legislação
Maturação
Análise microbiológica
Produtores rurais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Lorena Barbosa Vieira. Quantificação de Staphylococcus coagulase positivo, Staphylococcus coagulase negativo e Salmonella spp. em queijo Minas artesanal produzido no período da seca na microrregião do Triângulo Mineiro. 2023. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Biotecnologia, Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37113
Data de defesa: 17-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia (Patos de Minas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QuantificaçãoStaphylococcusCoagulase.pdfTCC714.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.