Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37062
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022)
Autor(es): Orozino, Andréa Cristina
Primeiro orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primeiro membro da banca: Correia, Iara Toscano
Segundo membro da banca: Castilho, Andressa Garcia
Resumo: A presente pesquisa, de cunho qualitativo, objetiva analisar as percepções e os impactos do programa de Residência Pedagógica e do Estágio Supervisionado Obrigatório no processo de formação de professores de diferentes áreas do conhecimento. O instrumento utilizado para a obtenção do resultado desta pesquisa foram relatos orais de 6 estudantes, sendo 3 residentes pedagógicos e 3 estagiários. Foi unânime para os 3 residentes que o programa fez grande diferença na construção de suas identidades como professores, foi capaz de aumentar sua segurança e aprenderam a lidar diretamente com o cotidiano escolar. Em contrapartida, para 2 estagiários, ter somente a disciplina obrigatória foi insuficiente. Portanto, o trabalho sugere que a prática é de suma importância para a formação docente, estar em contato constantemente no dia-a-dia das escolas provoca nos discentes saberes construídos na teoria em ações assertivas. Maximizando o sucesso em suas futuras aulas e sendo capazes de cumprirem as diretrizes e metas propostas por 3 pilares educacionais (PNE, LDB e BNCC)
Abstract: This qualitative research aims to analyze the perceptions and impacts of the Pedagogical Residency program and the Mandatory Supervised Internship in the training process of teachers from different areas of knowledge. The instrument used to obtain the results of this research were the oral reports of 6 students, 3 of whom were pedagogical residents and 3 interns. It was unanimous for the 3 residents that the program made a big difference in the construction of their identities as teachers, it was able to increase their confidence and they learned to deal directly with the school routine. On the other hand, for 2 interns, having only the mandatory discipline was insufficient. Therefore, the work suggests that practice is of great importance for teacher training, being in constant contact in the day-to-day of schools causes students to learn knowledge built in theory in assertive actions. Maximizing success in your future classes and being able to meet the guidelines and goals proposed by 3 educational pillars (PNE, LDB and BNCC)
Palavras-chave: Residência pedagógica
Pedagogical residency
Estágio supervisionado
Supervised Internship
Formação de professores
Teacher training
Prática
Practice
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OROZINO,Andréa Cristina. Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022). 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37062
Data de defesa: 3-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResidênciaPedagógicaEstaágio.pdfTCC245.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.