Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37062
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022) |
Author: | Orozino, Andréa Cristina |
First Advisor: | Morais, Sérgio Paulo |
First member of the Committee: | Correia, Iara Toscano |
Second member of the Committee: | Castilho, Andressa Garcia |
Summary: | A presente pesquisa, de cunho qualitativo, objetiva analisar as percepções e os impactos do programa de Residência Pedagógica e do Estágio Supervisionado Obrigatório no processo de formação de professores de diferentes áreas do conhecimento. O instrumento utilizado para a obtenção do resultado desta pesquisa foram relatos orais de 6 estudantes, sendo 3 residentes pedagógicos e 3 estagiários. Foi unânime para os 3 residentes que o programa fez grande diferença na construção de suas identidades como professores, foi capaz de aumentar sua segurança e aprenderam a lidar diretamente com o cotidiano escolar. Em contrapartida, para 2 estagiários, ter somente a disciplina obrigatória foi insuficiente. Portanto, o trabalho sugere que a prática é de suma importância para a formação docente, estar em contato constantemente no dia-a-dia das escolas provoca nos discentes saberes construídos na teoria em ações assertivas. Maximizando o sucesso em suas futuras aulas e sendo capazes de cumprirem as diretrizes e metas propostas por 3 pilares educacionais (PNE, LDB e BNCC) |
Abstract: | This qualitative research aims to analyze the perceptions and impacts of the Pedagogical Residency program and the Mandatory Supervised Internship in the training process of teachers from different areas of knowledge. The instrument used to obtain the results of this research were the oral reports of 6 students, 3 of whom were pedagogical residents and 3 interns. It was unanimous for the 3 residents that the program made a big difference in the construction of their identities as teachers, it was able to increase their confidence and they learned to deal directly with the school routine. On the other hand, for 2 interns, having only the mandatory discipline was insufficient. Therefore, the work suggests that practice is of great importance for teacher training, being in constant contact in the day-to-day of schools causes students to learn knowledge built in theory in assertive actions. Maximizing success in your future classes and being able to meet the guidelines and goals proposed by 3 educational pillars (PNE, LDB and BNCC) |
Keywords: | Residência pedagógica Pedagogical residency Estágio supervisionado Supervised Internship Formação de professores Teacher training Prática Practice |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | OROZINO,Andréa Cristina. Residência pedagógica e estágio supervisionado: uma reflexão sobre os impactos na formação de professores (Uberlândia – 2022). 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37062 |
Date of defense: | 3-Feb-2023 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ResidênciaPedagógicaEstaágio.pdf | TCC | 245.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.