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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6512-1151
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os papéis da imaginação na elaboração cognitiva do saber em kant
Título(s) alternativo(s): THE ROLES OF IMAGINATION IN THE COGNITIVE ELABORATION OF ACQUAINTED IN KANT
Autor(es): Faria, Rodrigo de Oliveira
Primeiro orientador: Pimenta, Olavo Calábria
Primeiro membro da banca: Seneda, Marcos César
Segundo membro da banca: x, x
Resumo: O presente trabalho visa apresentar as etapas para a elaboração cognitiva do “saber” (kennen) em Kant, saber que é fabricado na faculdade da sensibilidade, sem a intervenção da faculdade do entendimento, este saber corresponde a primeira etapa cognitiva que prepara a elaboração do conhecimento (Erkenntnis) do objeto, em outras palavras, corresponde à primeira forma do objeto na medida em que nos “aparece” (erscheint) na sensibilidade como um “aparecimento” (Erscheinung). Por princípio, apresentamos na primeira parte um breve panorama histórico das ideias e movimentos antecedentes a Kant, com o objetivo de contextualizar o desenvolvimento do seu pensamento, em seguida, ocupamo-nos com os elementos que compõem a sensibilidade e que recebem a “matéria” inicial (sensações e impressões) deste saber, ou seja, primeiro mostramos os sentidos com as formas a priori da intuição sensível (espaço e tempo), que atuando como predisposições desta capacidade, fornecem as condições de possibilidade de o objeto ser captado sensivelmente pela estrutura cognitiva do ser racional finito. Na segunda parte, descrevemos os papéis da faculdade da imaginação no manejo desta matéria inicial. Para Kant, a imaginação tem por capacidade o poder de sintetizar representações e produzir o saber que provém exclusivamente da sensibilidade, sob a condição de que lhe seja disponibilizada pelos sentidos a multiplicidade de sensações e impressões recebidas sob as formas a priori do espaço e do tempo. Desta forma, com esta interpretação da formação inicial do saber que prepara o conhecimento do objeto em Kant, discorremos sobre o poder de síntese da imaginação, atuando de forma autônoma e espontânea na sensibilidade, por meio de duas sínteses, a saber: a “síntese do diverso” e a “síntese da reprodução”, que representam o modo pelo qual este saber inicial do objeto é fabricado.
Abstract: This paper aims to present the steps for the cognitive elaboration of “acquainted” (kennen) in Kant, acquainted that is fabricated in the faculty of sensitivity, without the intervention of the faculty of understanding, this acquainted corresponds to the first cognitive stage that prepares the elaboration of knowledge (Erkenntnis) of the object, in other words, it corresponds to the first form of the object insofar as it “appears” (erscheint) in sensitivity as an “appearance” (Erscheinung). As a matter of principle, we present in the first part a brief historical panorama of the ideas and movements that precede Kant, with the objective of contextualizing the development of his thought, then we occupy ourselves with the elements that make up sensibility and that receive the initial “matter” (sensations and impressions) of this acquainted, that is, we first show the senses with the a priori forms of sensible intuition (space and time), which, acting as predispositions of this capacity, provide the conditions of possibility of the object being sensitively grasped by the cognitive structure of the finite rational being. In the second part, we describe the roles of the faculty of imagination in the handling of this initial matter. For Kant, the imagination has the capacity to synthesize representations and produce the acquainted that comes exclusively from sensibility, under the condition that the senses make available to it the multiplicity of sensations and impressions received under the a priori forms of space and time. Thus, with this interpretation of the initial formation of acquainted that prepares knowledge of the object in Kant, we discuss the power of synthesis of the imagination, acting autonomously and spontaneously in the sensibility, through two syntheses, namely: the “synthesis of the diverse” and the “synthesis of reproduction”, which represent the way in which this initial acquainted of the object is fabricated.
Palavras-chave: Imaginação
Immanuel kant
Filosofia
Síntese
Erscheinung
Aparecimento
Saber
Erkenntnis
kennen
Acquainted
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FARIA, Rodrigo de Oliveira. Os papéis da imaginação na elaboração cognitiva do saber em Kant. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36979
Data de defesa: 26-Jan-2023
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