Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36979
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFaria, Rodrigo de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-02-06T12:29:50Z-
dc.date.available2023-02-06T12:29:50Z-
dc.date.issued2023-01-26-
dc.identifier.citationFARIA, Rodrigo de Oliveira. Os papéis da imaginação na elaboração cognitiva do saber em Kant. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36979-
dc.description.abstractThis paper aims to present the steps for the cognitive elaboration of “acquainted” (kennen) in Kant, acquainted that is fabricated in the faculty of sensitivity, without the intervention of the faculty of understanding, this acquainted corresponds to the first cognitive stage that prepares the elaboration of knowledge (Erkenntnis) of the object, in other words, it corresponds to the first form of the object insofar as it “appears” (erscheint) in sensitivity as an “appearance” (Erscheinung). As a matter of principle, we present in the first part a brief historical panorama of the ideas and movements that precede Kant, with the objective of contextualizing the development of his thought, then we occupy ourselves with the elements that make up sensibility and that receive the initial “matter” (sensations and impressions) of this acquainted, that is, we first show the senses with the a priori forms of sensible intuition (space and time), which, acting as predispositions of this capacity, provide the conditions of possibility of the object being sensitively grasped by the cognitive structure of the finite rational being. In the second part, we describe the roles of the faculty of imagination in the handling of this initial matter. For Kant, the imagination has the capacity to synthesize representations and produce the acquainted that comes exclusively from sensibility, under the condition that the senses make available to it the multiplicity of sensations and impressions received under the a priori forms of space and time. Thus, with this interpretation of the initial formation of acquainted that prepares knowledge of the object in Kant, we discuss the power of synthesis of the imagination, acting autonomously and spontaneously in the sensibility, through two syntheses, namely: the “synthesis of the diverse” and the “synthesis of reproduction”, which represent the way in which this initial acquainted of the object is fabricated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectImmanuel kantpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectSíntesept_BR
dc.subjectErscheinungpt_BR
dc.subjectAparecimentopt_BR
dc.subjectSaberpt_BR
dc.subjectErkenntnispt_BR
dc.subjectkennenpt_BR
dc.subjectAcquaintedpt_BR
dc.titleOs papéis da imaginação na elaboração cognitiva do saber em kantpt_BR
dc.title.alternativeTHE ROLES OF IMAGINATION IN THE COGNITIVE ELABORATION OF ACQUAINTED IN KANTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Olavo Calábria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1225760307863480pt_BR
dc.contributor.referee1Seneda, Marcos César-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9151138206391021pt_BR
dc.contributor.referee2x, x-
dc.contributor.referee2Lattesxpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0878397117058295pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa apresentar as etapas para a elaboração cognitiva do “saber” (kennen) em Kant, saber que é fabricado na faculdade da sensibilidade, sem a intervenção da faculdade do entendimento, este saber corresponde a primeira etapa cognitiva que prepara a elaboração do conhecimento (Erkenntnis) do objeto, em outras palavras, corresponde à primeira forma do objeto na medida em que nos “aparece” (erscheint) na sensibilidade como um “aparecimento” (Erscheinung). Por princípio, apresentamos na primeira parte um breve panorama histórico das ideias e movimentos antecedentes a Kant, com o objetivo de contextualizar o desenvolvimento do seu pensamento, em seguida, ocupamo-nos com os elementos que compõem a sensibilidade e que recebem a “matéria” inicial (sensações e impressões) deste saber, ou seja, primeiro mostramos os sentidos com as formas a priori da intuição sensível (espaço e tempo), que atuando como predisposições desta capacidade, fornecem as condições de possibilidade de o objeto ser captado sensivelmente pela estrutura cognitiva do ser racional finito. Na segunda parte, descrevemos os papéis da faculdade da imaginação no manejo desta matéria inicial. Para Kant, a imaginação tem por capacidade o poder de sintetizar representações e produzir o saber que provém exclusivamente da sensibilidade, sob a condição de que lhe seja disponibilizada pelos sentidos a multiplicidade de sensações e impressões recebidas sob as formas a priori do espaço e do tempo. Desta forma, com esta interpretação da formação inicial do saber que prepara o conhecimento do objeto em Kant, discorremos sobre o poder de síntese da imaginação, atuando de forma autônoma e espontânea na sensibilidade, por meio de duas sínteses, a saber: a “síntese do diverso” e a “síntese da reprodução”, que representam o modo pelo qual este saber inicial do objeto é fabricado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFilosofiapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.orcid.putcode128220176-
Appears in Collections:TCC - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapéisImaginaçãoElaboração.pdfTCC711.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.