Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36951
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2025-01-30
Título: Alfabetização financeira de estudantes do ensino superior: uma análise sobre a atitude, comportamento e conhecimento financeiro
Título (s) alternativo (s): Financial literacy of higher education students: a analysis on attitude, behavior and financial knowledge
Autor: Santos, Rafael Messias dos
Primer orientador: Barbosa, Josilene da Silva
Primer miembro de la banca: Neto, Odilon José de Oliveira
Segundo miembro de la banca: Jacques, Kelly Aparecida Silva
Resumen: presente pesquisa teve por objetivo verificar o nível de alfabetização financeira dos estudantes do ensino superior e sua associação com fatores socioeconômicos e demográficos. Para isso, foi utilizado um questionário e aplicado por meio de uma plataforma digital online a uma amostra de 91 estudantes dos cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Após a aplicação do questionário este foi verificado a confiabilidade por meio da ferramenta estatística alpha de Crombach e em seguida os dados foram analisados a partir da estatística descritiva, do teste de correlação, do teste de normalidade e do teste de comparação entre grupos (U Mann-Whitney e Kruskal Wallis). Os resultados apresentaram que aproximadamente a metade dos estudantes entrevistados apresentaram índices de alfabetização financeira acima de 60%. Pode-se observar ainda, que os entrevistados matriculados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção, detêm níveis de alfabetização financeira superiores aos demais cursos de graduação ofertados na Instituição Pesquisada, que contam ainda com cursos das áreas de ciências humanas, exatas e naturais. Diante do fato dos estudantes dos cursos que apresentaram alfabetização financeira superior, ressalta-se a importância das disciplinas de finanças nas grades curriculares dos cursos, visto a importância de elevar o índice de alfabetização financeira e a influência que conhecimento em finanças pode trazer a sociedade, não só no melhor planejamento financeiro, como também na perspectiva de disseminação do conhecimento o seu núcleo familiar, de trabalho e sociedade em geral. Tais resultados podem ser uteis tanto para a instituição de ensino superior pesquisada, como para outras instituições que tenham interesse em alavancar a alfabetização financeira de estudantes, o que contribui direta e indiretamente para sociedade de modo geral, uma vez que indivíduos financeiramente alfabetizados tendem a lidar de forma eficiente com a gestão do seu dinheiro.
Abstract: This research aimed to verify the level of financial literacy of higher education students and its association with socioeconomic and demographic factors. For this, a questionnaire was used and applied through an online digital platform to a sample of 91 students from undergraduate courses at a Public Higher Education Institution. After applying the questionnaire, its reliability was verified using Cronbach's alpha statistical tool, and then the data were analyzed using descriptive statistics, the correlation test, the normality test, and the comparison test between groups (U Mann -Whitney and Kruskal Wallis). The results showed that approximately half of the students interviewed had financial literacy rates above 60%. It can also be observed that the interviewees enrolled in the courses of Administration, Accounting and Production Engineering, have higher levels of financial literacy than the other undergraduate courses offered at the Researched Institution, which also have courses in the areas of human sciences, exact and natural. In view of the fact that the students of the courses showed superior financial literacy, the importance of finance disciplines in the curriculum of the courses is highlighted, given the importance of raising the financial literacy rate and the influence that knowledge in finance can bring to society, not only in better financial planning, but also in the perspective of disseminating knowledge to your family, work and society in general. Such results can be useful both for the researched higher education institution, and for other institutions that are interested in leveraging the financial literacy of students, which contributes directly and indirectly to society in general, since financially literate individuals tend to deal with efficiently manage your money.
Palabras clave: Alfabetização financeira
Financial literacy
Finanças pessoais
Personal finances
Orçamento familiar
Family budget
Decisões de investimentos
Investment decisions
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Rafael Messias dos. Alfabetização financeira de estudantes do ensino superior: uma análise sobre a atitude, comportamento e conhecimento financeiro. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36951
Fecha de defensa: 30-ene-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AlfabetizaçãoFinanceiraEstudantes.pdf
  Hasta 2025-01-30
393.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.