Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36909
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O ato de se assistir a eventos esportivos via mídia: uma pesquisa com estudantes universitários
Autor(es): Grande, Pedro Canival
Primeiro orientador: Santana, Élcio Eduardo de Paula
Primeiro membro da banca: Fagundes, André Francisco Alcântara
Segundo membro da banca: Paula, Verônica Angélica Freitas de
Resumo: O presente estudo busca identificar o comportamento de consumo de esportes, via mídia, por parte de jovens adultos. A escolha desse problema se deve ao apontamento de que os jovens não acompanharam o modo de consumo de pessoas de gerações passadas que assistem esportes via televisão. Portanto, a pesquisa busca traçar um panorama geral do consumo de esporte no Brasil, especialmente quando se foca no público jovem adulto. Para tanto, para atingir tal objetivo buscou-se mensurar o conhecimento dos consumidores com relação aos eventos esportivos pesquisados; identificar quais esportes são assistidos pelos consumidores (o evento propriamente dito); verificar a intensidade com que os consumidores assistem a cada evento esportivo; apontar as mídias mais utilizadas para se assistir a esportes; e identificar onde mais se assiste a esportes. O estudo consiste em uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando técnica quantitativa de análise de dados, a partir de informações primárias que foram previamente coletadas e cedidas para a utilização nesta pesquisa pelo MATCH - núcleo.gestão.esporte.entretenimento, da FAGEN-UFU. A partir da descrição e análise dos dados, foi possível perceber de que modo os jovens adultos consumidores de eventos esportivos tendem a assistir as transmissões em casa acompanhados ou não de amigos, buscam assistir transmissões via streaming ou televisão de forma legalizada e os campeonatos mais assistidos são: Brasileirão da Série A, UFC (Masculino), Fórmula 1 e Superliga Feminina de Vôlei.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Consumo
Eventos esportivos
Mídias
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GRANDE, Pedro Canival. O ato de se assistir a eventos esportivos via mídia: uma pesquisa com estudantes universitários. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36909
Data de defesa: 26-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtoAssistirEventos.pdf751.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons