Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36889
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9013-9193
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação e saúde: entendendo a dengue através da elaboração de podcasts como material (in)formativo
Título(s) alternativo(s): Education and health: understanding dengue through the development of podcasts as (in)formative material
Autor(es): Cunha, Lorena Ribeiro
Primeiro orientador: Coimbra, Débora
Primeiro membro da banca: Júnior, Melchior José Tavares
Segundo membro da banca: Correa, Thiago Henrique Barnabé
Resumo: Atualmente, a dengue representa a arbovirose de maior importância nos países subtropicais e tropicais, como o Brasil, onde as condições ambientais são favoráveis para o desenvolvimento e a proliferação do seu vetor, o mosquito Aedes aegypti. Por ser uma doença endêmica reemergente, se tornou questão tanto social como ambiental e um sério problema de saúde pública. Durante o período mais restritivo da pandemia de Covid-19, em que a preocupação maior se tornou o novo coronavírus, a dengue se manifestou de forma silenciosa. Em 2022, houve notificações de surtos em um curto período de tempo em municípios de Minas Gerais. Diante desse cenário, é necessário proporcionar situações que possam incentivar os professores, alunos e a comunidade acerca das atitudes em relação à doença. Com o avanço tecnológico e a incorporação de mídias digitais nos processos ensino-aprendizagem, podemos observar a crescente utilização da ferramenta podcast, uma mídia digital em formato mp3, similar aos programas de rádio, mas que pode ser ouvida em qualquer lugar e ambiente. Essa dissertação apresenta a elaboração e validação de um material (in)formativo em formato de podcasts, proporcionando reflexões em saúde e educação ambiental, para abordar a dengue de uma forma lúdica e os diversos conteúdos associados à proliferação de epidemias – do agente etiológico à resposta imune, às ações profiláticas e reflexões sobre as atitudes individuais e coletivas, para professores e alunos do Ensino Fundamental. As narrativas dos podcasts foram elaboradas inspiradas nos relatos de entrevistas com três professoras e nos resultados tabulados dos questionários aplicados a um grupo de professores do Ensino Fundamental. Os cinco episódios da coleção denominada “Dengue Cast” foram publicados no aplicativo “Anchor”. Para a validação do material (in)formativo, um questionário foi enviado via Google Forms para que os professores respondessem após ouvirem o podcast. O resultado aponta que 80% dos professores utilizariam o material em sala de aula e 20% encontram impedimentos, pelo fato desse material se encaixar pouco dentro da realidade dos seus alunos devido à necessidade de aparelhos tecnológicos.
Abstract: Dengue fever is the most prevalent arbovirosis in subtropical and tropical countries, including Brazil, where the environment is suitable for the growth and multiplication of the mosquito that transmits the disease, the Aedes aegypti. It is a reemerging endemic illness that has become a significant public health issue as well as a social and environmental concern. Throughout the most restrictive period of the Covid-19 pandemic, in which the main concern became the new coronavirus, dengue manifested itself silently. In 2022, there were reports of outbreaks in localities in Minas Gerais in a short period of time. Given this scenario, it is essential to present circumstances that can inspire educators, students, and members of the community to change their attitudes toward the illness. With the technological advancement and the incorporation of digital media in the teaching-learning processes, we can observe the increasing use of the podcast tool, a digital media in mp3 format, similar to radio programs, that can be heard in any place and environment. This dissertation describes the creation and validation of a (in)formative material in podcast format that offers reflections on health and environmental education, approaches dengue fever in a lighthearted manner, and the various contents associated with the spread of epidemics, including the etiological agent, the immune response, prophylactic measures, and reflections on individual and collective attitudes for elementary school teachers and students. The podcast narratives were inspired by reports of interviews with three teachers and the tabulated results of questionnaires administered to a group of elementary school teachers. The five episodes of the collection called “Dengue Cast” were published in the “Anchor” application. After listening to the podcast, teachers were sent a survey via Google Forms to complete in order to validate the (in)formative materials. According to the findings, 80% of teachers would use the material in the classroom, while 20% might not because it does not fit into their students' realities due to the need for technological devices.
Palavras-chave: Dengue
Vírus da Dengue
Epidemia
Podcast
Doenças Infectocontagiosas
Aedes aegypti
infectiousdiseases
epidemic
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Assunto: Ciências - Estudo e ensino
Aedes aegypti
Educação e saúde
Dengue
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: CUNHA, Lorena Ribeiro. Educação e saúde: entendendo a dengue através da elaboração de podcasts como material (in)formativo. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7006.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7006
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36889
Data de defesa: 27-Jan-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducaçaoSaudeEntendendo.pdfDissertação2.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons