Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36789
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2703-0317
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Histórias, olhares e vozes, em diálogos sobre tempos de ensino remoto na educação básica no IFTM Campus Uberlândia
Título(s) alternativo(s): Stories, looks and voices, in dialogues about times of remote teaching in basic education at IFTM Campus Uberlândia
Autor(es): Cunha, Paula Adriana Vieira da
Primeiro orientador: Silva Júnior, Astrogildo Fernandes da
Primeiro membro da banca: Cunha, Valeska Guimarães Rezende da
Segundo membro da banca: Silva, Fernanda Duarte Araújo
Resumo: Esta pesquisa está inserida na Linha Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). A pesquisa partiu da seguinte problemática: como se efetivou a educação escolar, durante o ensino remoto, no IFTM, Campus Uberlândia, MG? Dessa forma, o objetivo geral desta investigação consiste em compreender o processo de ensino efetivado no contexto da Pandemia do novo Covid-19, mediado pelas tecnologias digitais no Instituto Federal de Uberlândia, MG, a partir das vozes dos(as) professores(as). Partindo desse objetivo, delineou-se os objetivos específicos: I - Identificar e apresentar o cenário da investigação, ou seja, o Instituto Federal Campus Uberlândia, seus sujeitos e as plataformas digitais utilizadas no contexto da pandemia durante o ensino remoto; II - Registrar as vozes dos professores e professoras, do ensino integrado e do ensino concomitante ao ensino médio (IFTM), que atuaram na modalidade do ensino remoto, buscando refletir sobre sua formação, seus saberes e fazeres. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, inspirado no Estudo de Caso, no qual recorreu-se a diferentes estratégias para a produção de dados. A investigação qualitativa conduz a um modelo fenomenológico no qual a realidade é enraizada nas percepções dos sujeitos, sendo seu objetivo compreender e encontrar significados por meio de narrativas verbais e de observações ao invés de números. Como instrumentos metodológicos, realizou-se uma análise documental nos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos, recorreu-se a revisão bibliográfica, questionários e entrevistas. Concluiu-se que as tecnologias digitais foram importantes no contexto do ensino remoto, mas as melhores respostas vieram dos fazeres e saberes dos(as) professores(as) que, por meio de sua autonomia profissional e de dinâmicas de colaboração, conseguiram avançar em propostas com sentido pedagógico e com preocupações inclusivas.
Abstract: This research is part of the Knowledge and Educational Practices Line of the Graduate Program at the Federal University of Uberlândia (PPGED/UFU). The research started from the following problem: how was school education carried out, during remote teaching, at IFTM, Campus Uberlândia, MG? Thus, the general objective of this investigation is to understand the teaching process carried out in the context of the new Covid-19 Pandemic, mediated by digital technologies at the Federal Institute of Uberlândia, MG, based on the voices of teachers. . Based on this objective, the specific objectives were outlined: I - Identify and present the research scenario, that is, the Federal Institute Uberlândia campus, its subjects and the digital platforms used in the context of the pandemic during remote teaching; II - To record the voices of teachers, of integrated education and of teaching concomitant to high school (IFTM), who worked in the form of remote teaching, seeking to reflect on their training, their knowledge and practices. This is a qualitative study, inspired by the Case Study, in which different strategies were used to produce data. Qualitative research leads to a phenomenological model in which reality is rooted in subjects' perceptions, with the aim of understanding and finding meaning through verbal narratives and observations rather than numbers. As methodological instruments, a documental analysis was carried out in the Pedagogical Political Projects of the Courses, using a bibliographic review, questionnaires and interviews. It was concluded that digital technologies were important in the context of remote teaching, but the best answers came from the actions and knowledge of teachers who, through their professional autonomy and collaborative dynamics, managed to advance in proposals with a pedagogical sense and with inclusive concerns
Palavras-chave: Ensino Remoto
Remote Learning
Tecnologias Digitais
Digital Technologies
Práticas Docentes
Teaching Practices
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação
Ensino auxiliado por computador- Uberlândia (MG)
Ensino à distância - Uberlândia (MG)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
Educação básica - Uberlândia (MG)
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: CUNHA, Paula Adriana Vieira da. Histórias, olhares e vozes, em diálogos sobre tempos de ensino remoto na educação básica no IFTM Campus Uberlândia. 2022.160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6005
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.6005
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36789
Data de defesa: 17-Nov-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HistóriasOlharesVozes.pdfDissertação79.54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons