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ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6414-1222
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2025-01-09
Título: Educação para o autocuidado no contexto do trabalho
Título(s) alternativo(s): Education for self-care in the work context
Autor(es): Lima, Denise Ferreira Portes de
Primeiro orientador: Junqueira, Marcelle Aparecida de Barros
Primeiro membro da banca: Pereira, Vinícius Silva
Segundo membro da banca: Bertussi, Vanessa Cristina
Resumo: O atual contexto, marcado pelas diversas transformações no mundo do trabalho, tem gerado inúmeros impactos na organização e na divisão do trabalho, bem como no enfraquecimento das legislações trabalhistas e no adoecimento do trabalhador. As características atuais do trabalho têm comprometido a saúde mental dos trabalhadores por diversos fatores e situações, tais como: exposição a agentes tóxicos, altos níveis de ruído, situações de risco à integridade física, como também pelas formas de organização do trabalho e políticas de gerenciamento, que desconsideram os limites físicos e psíquicos do trabalhador, impondo-lhe frequentemente a anulação de sua subjetividade para que a produção não seja prejudicada e as metas estabelecidas sejam cumpridas. Nesse cenário de transformações e crises no mundo do trabalho, os profissionais da saúde apresentam-se como um dos grupos mais suscetíveis ao adoecimento e a desenvolverem problemas de saúde mental, como a depressão e o risco de suicídios, em virtude das condições de trabalho, ambiente estressante e contato diário com o sofrimento humano. Assim, é essencial que a gestão da saúde, dentre outros aspectos, ocupe papel fundamental na organização do trabalho e na educação ao autocuidado dos trabalhadores da saúde, com o fim de eliminar e/ou amenizar o risco de adoecimento dos trabalhadores da saúde. Implantada no Brasil, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), resultado dos avanços da Carta Magna de 1988 e da implantação do Sistema Único de SaúdeSUS, emergiu com a proposta do aprendizado significativo, das problematizações do processo de trabalho em saúde, de novas formas de pensar e agir, a partir da aquisição de conhecimentos que impliquem na autoanálise da realidade e do próprio ambiente de trabalho, permitindo assim um repensar das práticas profissionais, da organização do trabalho, da gestão setorial e do fortalecimento do controle social, tendo como referência as necessidades de saúde da população assistida. Os processos de ensino, imersos nas inovações e avanços tecnológicos, especificamente na Educação na Saúde, abriram espaço para novos modelos educacionais e de Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, permitindo ultrapassar barreiras estruturais e limites espaciais no processo de aprendizagem, por meio do modelo autoinstrucional, mediado pelas tecnologias de informação e comunicação. As mudanças nos processos educativos permitiram construir uma metodologia flexível, comunicativa e de interação entre as partes envolvidas, fundamentadas na qualidade da transmissão do conhecimento e na aprendizagem significativa, no desenvolvimento da formação, do aprimoramento e da atualização de profissionais da área da saúde. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva a elaboração de um curso, em ambiente virtual de aprendizagem, para os profissionais da saúde e áreas afins, abordando a educação para o autocuidado no contexto do trabalho.
Abstract: The current context, marked by various changes in the world of work, has generated numerous impacts on the organization and division of work, as well as on the weakening of labor laws and the worker’s illness. The current characteristics of work have compromised the mental health of workers due to several factors and situations, such as exposure to toxic agents, high levels of noise, situations of risk to physical integrity, as well as the forms of work organization and management policies, which disregard the physical and psychological limits of the worker, often imposing on him the annulment of his subjectivity so that production is not harmed, and the established goals are met. In this scenario of transformations and crises in the world of work, health professionals are one of the groups most susceptible to illness and develop mental health problems, such as depression and the risk of suicide, due to working conditions, stressful environment and daily contact with human suffering. Thus, it is essential that health management, among other aspects, play a fundamental role in the organization of work and education for self-care of health workers, in order to eliminate and/or mitigate the risk of illness for health workers. Implemented in Brazil, the National Policy on Permanent Education in Health (PNEPS), a result of the advances of the Constitution of 1988 and the implementation of the Unified Health System-SUS, emerged with the proposal of significant learning, of the problematization of the work process in health, new ways of thinking and acting, from the acquisition of knowledge that implies the self-analysis of reality and the work environment itself, thus allowing a rethinking of professional practices, work organization, sectoral management and the strengthening of control society, having as a reference the health needs of the population assisted. The teaching processes, immersed in technological innovations and advances, specifically in Health Education, opened space for new educational models and Virtual Learning Environment-VLE, allowing to overcome structural barriers and spatial limits in the learning process, through the self-instructional model, mediated by information and communication technologies. Changes in educational processes allowed the construction of a flexible, communicative and interactive methodology between the parties involved, based on the quality of knowledge transmission and on meaningful learning, in the development of training, improvement and updating of health professionals. In this sense, the present work aims to develop a course, in a virtual learning environment, for health professionals and related areas, addressing education for self-care in the context of work.
Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem
Virtual Learning Environment
Educação Permanente
Permanent Education
Autocuidado
Self care
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Assunto: Geografia médica
Ambientes virtuais compartilhados
Acolhimento nos serviços de saúde
Educação permanente
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)
Referência: LIMA, Denise Ferreira Portes de. Educação para o autocuidado no contexto do trabalho.2022.73f. Dissertação (mestrado em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.666
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.666
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36635
Data de defesa: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)

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