Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36566
Tipo do documento: | Trabalho de evento |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Concepção de acadêmicos de educação física acerca das diretrizes de reanimação cardiopulmonar no suporte básico de vida |
Título(s) alternativo(s): | Conception of physical education academics about from the guidelines of cardiopulmonary resuscitation in basic life support |
Autor(es): | Gomes, Aline Silva Santos, Cleise de Jesus Almeida, Sheyla Santana de |
Resumo: | O objetivo do estudo foi compreender a concepção de acadêmicos de Educação Física acerca das diretrizes no SBV para adultos. É um estudo qualitativo que aconteceu na UEFS. A coleta de dados foi por meio de entrevista seguida de aplicação de questionário pré-teste; capacitação em SBV e questionários de pós-teste. A análise resultou em quatro categorias: 1) Concepção do conhecimento científico e prático acerca das diretrizes de RCP; 2) Dificuldades na formação acadêmica; 3) Auto percepção acerca do desconhecimento da temática; 4) Estratégias para aprimorar a formação. Concluiu-se que há necessidade de aprofundar o conteúdo e principalmente de treinamentos práticos. |
Abstract: | The aim of this study was to understand the conception of physical education students about the guidelines in the SBV for adults. It is a qualitative study that took place in UEFS. Data collection was through an interview followed by the application of a pre-test questionnaire; training in BVS and post-test questionnaires. The analysis resulted in four categories: 1) Conception of scientific and practical knowledge about CPR guidelines; 2) Difficulties in academic training; 3) Self-perception about the ignorance of the theme; 4) Strategies to improve training. It was concluded that there is a need to deepen the content and especially practical training. |
Palavras-chave: | Formação acadêmica Suporte básico de vida Reanimação cardiopulmonar Academic training Basic life support Cardiopulmonary resuscitation |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Assunto: | Educação física no ensino superior Ressuscitação cardiopulmonar (Primeiros socorros) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GOMES, Aline Silva; SANTOS, Cleise de Jesus; ALMEIDA, Sheyla Santana de. Concepção de acadêmicos de educação física acerca Das diretrizes de reanimação cardiopulmonar no suporte básico de vida. In: SIMPÓSIO DE SIMULAÇÃO REALISTICA EM SAÚDE E FÓRUM DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, 1., 2022, Uberlândia. Resumos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2022. p. 10-12. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36566 |
Última página do volume: | 12 |
Primeira página do volume: | 10 |
Ano de Publicação: | 2022 |
Aparece nas coleções: | ANAIS - I Simpósio de Simulação Realística em Saúde e I Fórum de Urgência e Emergência (ESTES) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConcepcaoAcademicosEducacao.pdf | Resumos | 210.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons