Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36521
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A plasticidade humana e as ficções barrocas: um estudo de Las Repeticiones de Silvina Ocampo |
Título (s) alternativo (s): | La plasticidad humana y las ficciones barrocas: un estudio de Las Repeticiones de Silvina Ocampo |
Autor: | Matar, Amanda Queiróz |
Primer orientador: | Cipreste, Karla Fernandes |
Primer miembro de la banca: | Freitas, Marcus Vinicius de |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Maria Ivonete Santos |
Tercer miembro de la banca: | Cipreste, Karla Fernandes |
Resumen: | Nesta dissertação analisaram-se contos selecionados da obra, de publicação póstuma, Las repeticiones da escritora argentina Silvina Ocampo. A análise se fez à luz das teorias do humanismo secular, considerando as influências do humanismo espanhol e do Siglo de Oro, e tendo em vista o conceito de capacidade plástica, realizável pelo jogo da ficção, evidenciado tanto na obra como na postura de Silvina perante a vida. A análise dos contos também dispõe do suporte crítico e teórico do que Carlos Gamerro, teórico e romancista argentino, apresenta sobre a escrita e as ficções barrocas, ou seja, o jogo da ficção que apaga fronteiras entre o imaginário e as referências da realidade. Para Gamerro, Ocampo não tem estilo barroco em termos de linguagem, de acordo com a famosa classificação do barroco como jogo de palavras, mas, sim, no nível das ideias. O crítico argentino atribui a característica barroca de ficção a Cervantes e a Calderón de la Barca. Com isso, defende que escritores hispano-americanos comumente conhecidos como fantásticos – Borges, Bioy Casares, Cortázar, Silvina Ocampo, – são, na verdade, autores de ficções, as quais constroem um jogo de estruturas narrativas, de personagens e do referencial de real universal. Não obstante, pretende-se demonstrar, ainda, como essas questões vigoram a partir da análise dos contos selecionados para o trabalho. |
Abstract: | In this dissertation, selected short stories from the posthumously published work Las Repeticiones by the Argentine writer Silvina Ocampo were analyzed. The analysis was made based on the theories of the secular humanism, considering the influences of Spanish humanism and the Siglo de Oro, also bearing in mind the concept of plastic capacity achievable through the game of fiction, evidenced not only in the work itself but also in Silvina's attitude towards life. The analysis of the short stories also has the critical and theoretical support of what Carlos Gamerro, Argentine theorist and novelist, presents about baroque writings and fictions, in other words the game of fiction that removes borders between the imaginary and the references of reality. For Gamerro, Ocampo does not have a baroque style in terms of language, according to the famous classification of baroque as a play on words, but rather at the level of ideas. The Argentine critic attributes the baroque character of fiction to Cervantes and Calderón de la Barca. Thus he defends that Hispanic-American writers commonly known as fantastic – Borges, Bioy Casares, Cortázar, Silvina Ocampo, – are in fact fiction authors who build a game of narrative structures, characters and the universal real referential. Nevertheless, it is also intended to demonstrate how these issues prevail from the analysis of the short stories selected for the work. |
Palabras clave: | Silvina Ocampo Humanismo secular Plasticidade Ficção barroca Insólito humanismo secular plasticidad ficción barroca insólito; |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Tema: | Literatura Ocampo, Silvina, 1903-1993 - Crítica e interpretação Humanismo secular Literatura barroca Ficção argentina |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Cita: | MATAR, Amanda Queiróz. A plasticidade humana e as ficções barrocas: um estudo de Las Repeticiones de Silvina Ocampo. 2022. 425 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5358. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5358 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36521 |
Fecha de defensa: | 15-sep-2022 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Estudos Literários |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PlasticidadeHumanaFicções.pdf | Dissertação | 3.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.