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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A plasticidade humana e as ficções barrocas: um estudo de Las Repeticiones de Silvina Ocampo
Alternate title (s): La plasticidad humana y las ficciones barrocas: un estudio de Las Repeticiones de Silvina Ocampo
Author: Matar, Amanda Queiróz
First Advisor: Cipreste, Karla Fernandes
First member of the Committee: Freitas, Marcus Vinicius de
Second member of the Committee: Silva, Maria Ivonete Santos
Third member of the Committee: Cipreste, Karla Fernandes
Summary: Nesta dissertação analisaram-se contos selecionados da obra, de publicação póstuma, Las repeticiones da escritora argentina Silvina Ocampo. A análise se fez à luz das teorias do humanismo secular, considerando as influências do humanismo espanhol e do Siglo de Oro, e tendo em vista o conceito de capacidade plástica, realizável pelo jogo da ficção, evidenciado tanto na obra como na postura de Silvina perante a vida. A análise dos contos também dispõe do suporte crítico e teórico do que Carlos Gamerro, teórico e romancista argentino, apresenta sobre a escrita e as ficções barrocas, ou seja, o jogo da ficção que apaga fronteiras entre o imaginário e as referências da realidade. Para Gamerro, Ocampo não tem estilo barroco em termos de linguagem, de acordo com a famosa classificação do barroco como jogo de palavras, mas, sim, no nível das ideias. O crítico argentino atribui a característica barroca de ficção a Cervantes e a Calderón de la Barca. Com isso, defende que escritores hispano-americanos comumente conhecidos como fantásticos – Borges, Bioy Casares, Cortázar, Silvina Ocampo, – são, na verdade, autores de ficções, as quais constroem um jogo de estruturas narrativas, de personagens e do referencial de real universal. Não obstante, pretende-se demonstrar, ainda, como essas questões vigoram a partir da análise dos contos selecionados para o trabalho.
Abstract: In this dissertation, selected short stories from the posthumously published work Las Repeticiones by the Argentine writer Silvina Ocampo were analyzed. The analysis was made based on the theories of the secular humanism, considering the influences of Spanish humanism and the Siglo de Oro, also bearing in mind the concept of plastic capacity achievable through the game of fiction, evidenced not only in the work itself but also in Silvina's attitude towards life. The analysis of the short stories also has the critical and theoretical support of what Carlos Gamerro, Argentine theorist and novelist, presents about baroque writings and fictions, in other words the game of fiction that removes borders between the imaginary and the references of reality. For Gamerro, Ocampo does not have a baroque style in terms of language, according to the famous classification of baroque as a play on words, but rather at the level of ideas. The Argentine critic attributes the baroque character of fiction to Cervantes and Calderón de la Barca. Thus he defends that Hispanic-American writers commonly known as fantastic – Borges, Bioy Casares, Cortázar, Silvina Ocampo, – are in fact fiction authors who build a game of narrative structures, characters and the universal real referential. Nevertheless, it is also intended to demonstrate how these issues prevail from the analysis of the short stories selected for the work.
Keywords: Silvina Ocampo
Humanismo secular
Plasticidade
Ficção barroca
Insólito
humanismo secular
plasticidad
ficción barroca
insólito;
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Literatura
Ocampo, Silvina, 1903-1993 - Crítica e interpretação
Humanismo secular
Literatura barroca
Ficção argentina
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Quote: MATAR, Amanda Queiróz. A plasticidade humana e as ficções barrocas: um estudo de Las Repeticiones de Silvina Ocampo. 2022. 425 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5358.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5358
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36521
Date of defense: 15-Sep-2022
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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