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dc.creatorMatar, Amanda Queiróz-
dc.date.accessioned2022-12-01T16:34:30Z-
dc.date.available2022-12-01T16:34:30Z-
dc.date.issued2022-09-15-
dc.identifier.citationMATAR, Amanda Queiróz. A plasticidade humana e as ficções barrocas: um estudo de Las Repeticiones de Silvina Ocampo. 2022. 425 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5358.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36521-
dc.description.abstractIn this dissertation, selected short stories from the posthumously published work Las Repeticiones by the Argentine writer Silvina Ocampo were analyzed. The analysis was made based on the theories of the secular humanism, considering the influences of Spanish humanism and the Siglo de Oro, also bearing in mind the concept of plastic capacity achievable through the game of fiction, evidenced not only in the work itself but also in Silvina's attitude towards life. The analysis of the short stories also has the critical and theoretical support of what Carlos Gamerro, Argentine theorist and novelist, presents about baroque writings and fictions, in other words the game of fiction that removes borders between the imaginary and the references of reality. For Gamerro, Ocampo does not have a baroque style in terms of language, according to the famous classification of baroque as a play on words, but rather at the level of ideas. The Argentine critic attributes the baroque character of fiction to Cervantes and Calderón de la Barca. Thus he defends that Hispanic-American writers commonly known as fantastic – Borges, Bioy Casares, Cortázar, Silvina Ocampo, – are in fact fiction authors who build a game of narrative structures, characters and the universal real referential. Nevertheless, it is also intended to demonstrate how these issues prevail from the analysis of the short stories selected for the work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSilvina Ocampopt_BR
dc.subjectHumanismo secularpt_BR
dc.subjectPlasticidadept_BR
dc.subjectFicção barrocapt_BR
dc.subjectInsólitopt_BR
dc.subjecthumanismo secularpt_BR
dc.subjectplasticidadpt_BR
dc.subjectficción barrocapt_BR
dc.subjectinsólito;pt_BR
dc.titleA plasticidade humana e as ficções barrocas: um estudo de Las Repeticiones de Silvina Ocampopt_BR
dc.title.alternativeLa plasticidad humana y las ficciones barrocas: un estudio de Las Repeticiones de Silvina Ocampopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cipreste, Karla Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0956376299120478pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Marcus Vinicius de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6393295940474533pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Ivonete Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0448370203466337pt_BR
dc.contributor.referee3Cipreste, Karla Fernandes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0956376299120478pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0741916871565213pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação analisaram-se contos selecionados da obra, de publicação póstuma, Las repeticiones da escritora argentina Silvina Ocampo. A análise se fez à luz das teorias do humanismo secular, considerando as influências do humanismo espanhol e do Siglo de Oro, e tendo em vista o conceito de capacidade plástica, realizável pelo jogo da ficção, evidenciado tanto na obra como na postura de Silvina perante a vida. A análise dos contos também dispõe do suporte crítico e teórico do que Carlos Gamerro, teórico e romancista argentino, apresenta sobre a escrita e as ficções barrocas, ou seja, o jogo da ficção que apaga fronteiras entre o imaginário e as referências da realidade. Para Gamerro, Ocampo não tem estilo barroco em termos de linguagem, de acordo com a famosa classificação do barroco como jogo de palavras, mas, sim, no nível das ideias. O crítico argentino atribui a característica barroca de ficção a Cervantes e a Calderón de la Barca. Com isso, defende que escritores hispano-americanos comumente conhecidos como fantásticos – Borges, Bioy Casares, Cortázar, Silvina Ocampo, – são, na verdade, autores de ficções, as quais constroem um jogo de estruturas narrativas, de personagens e do referencial de real universal. Não obstante, pretende-se demonstrar, ainda, como essas questões vigoram a partir da análise dos contos selecionados para o trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration425pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5358pt_BR
dc.crossref.doibatchid47f15f7f-0f39-4763-8750-64d36de1bdb8-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.autorizadoOcampo, Silvina, 1903-1993 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoHumanismo secularpt_BR
dc.subject.autorizadoLiteratura barrocapt_BR
dc.subject.autorizadoFicção argentinapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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