Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36462
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Revisão sistemática sobre características e eficácia de jogos sérios para pessoas com autismo
Título (s) alternativo (s): Systematic review of characteristics and efficacy in serious games for people with autism
Autor: Meirelles, Thyago de Oliveira Melo
Primer orientador: Lopes, Ederaldo Jose
Primer miembro de la banca: Lopes, Ederaldo José
Segundo miembro de la banca: Rossini, Joaquim Carlos
Tercer miembro de la banca: Gonçalves, Celso André de Souza Barros
Resumen: Jogos sérios têm sido tema de estudos científicos referentes ao uso para fins educacionais em crianças com autismo Diferentemente dos jogos tradicionais, eles são jogados com vistas à busca de motivação intrínseca do jogador. Diversas pesquisas buscam delinear aspectos cognitivos e emocionais que contribuem para a generalização do aprendizado adquirido nos jogos. Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar a eficácia dos jogos sérios para crianças com autismo, juntamente com o levantamento qualitativo dos aspectos educacionais e psicológicos presentes neles. Foram encontrados 25 artigos, sendo 13 estudos exploratórios e 12 com análise estatística comparada. Destes últimos, 11 apresentaram algum tipo de resultado estatístico significativo quanto ao objetivo educacional do jogo. Encontrou-se que o aspecto cognitivo de aprendizado incremental é predominante nesse tipo de jogo, mas os aspectos motivacionais também são importantes. Discute-se por fim os fatores limitantes do uso desses jogos para o público com autismo.
Abstract: Serious games have been the subject of scientific studies regarding their use for educational purposes in children with autism. Unliketraditional games, they are played with a view to seeking the player's intrinsic motivation. Several researches seek to delineate cognitive and emotional aspects that contribute to the generalization of the learning acquired in games. This systematic review aimed to analyze the efficacy of serious games for children with autism, along with a qualitative survey of the educational and psychological aspects present in them. Twenty-five articles were found, 13 of which were exploratory studies and 12 with comparative statistical analysis. Of the latter, 11 had some kind of statistically significant result regarding the educational objective of the game. It was found that the cognitive aspect of incremental learning is predominant in this type of game, but the motivational aspects are also important. Finally, the limiting factors for the use of these games for the public with autism are discussed.
Palabras clave: Autismo
Jogos sérios
Aspectos educacionais e psicológicos
Revisão sistemática
Transtorno do espectro autista
Autism
Serious games
Educational and psychological aspects
Systematic review
Autism Spectrum Disorder
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Tema: Psicologia
Autismo
Jogos educativos
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: MEIRELLES, Thyago de Oliveira Melo. Revisão sistemática sobre características e eficácia de jogos sérios para pessoas com autismo. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.576.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.576
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36462
Fecha de defensa: 10-sep-2022
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RevisaoSistematicaSobre.pdf1.51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons