Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36462
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Revisão sistemática sobre características e eficácia de jogos sérios para pessoas com autismo |
Título (s) alternativo (s): | Systematic review of characteristics and efficacy in serious games for people with autism |
Autor: | Meirelles, Thyago de Oliveira Melo |
Primer orientador: | Lopes, Ederaldo Jose |
Primer miembro de la banca: | Lopes, Ederaldo José |
Segundo miembro de la banca: | Rossini, Joaquim Carlos |
Tercer miembro de la banca: | Gonçalves, Celso André de Souza Barros |
Resumen: | Jogos sérios têm sido tema de estudos científicos referentes ao uso para fins educacionais em crianças com autismo Diferentemente dos jogos tradicionais, eles são jogados com vistas à busca de motivação intrínseca do jogador. Diversas pesquisas buscam delinear aspectos cognitivos e emocionais que contribuem para a generalização do aprendizado adquirido nos jogos. Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar a eficácia dos jogos sérios para crianças com autismo, juntamente com o levantamento qualitativo dos aspectos educacionais e psicológicos presentes neles. Foram encontrados 25 artigos, sendo 13 estudos exploratórios e 12 com análise estatística comparada. Destes últimos, 11 apresentaram algum tipo de resultado estatístico significativo quanto ao objetivo educacional do jogo. Encontrou-se que o aspecto cognitivo de aprendizado incremental é predominante nesse tipo de jogo, mas os aspectos motivacionais também são importantes. Discute-se por fim os fatores limitantes do uso desses jogos para o público com autismo. |
Abstract: | Serious games have been the subject of scientific studies regarding their use for educational purposes in children with autism. Unliketraditional games, they are played with a view to seeking the player's intrinsic motivation. Several researches seek to delineate cognitive and emotional aspects that contribute to the generalization of the learning acquired in games. This systematic review aimed to analyze the efficacy of serious games for children with autism, along with a qualitative survey of the educational and psychological aspects present in them. Twenty-five articles were found, 13 of which were exploratory studies and 12 with comparative statistical analysis. Of the latter, 11 had some kind of statistically significant result regarding the educational objective of the game. It was found that the cognitive aspect of incremental learning is predominant in this type of game, but the motivational aspects are also important. Finally, the limiting factors for the use of these games for the public with autism are discussed. |
Palabras clave: | Autismo Jogos sérios Aspectos educacionais e psicológicos Revisão sistemática Transtorno do espectro autista Autism Serious games Educational and psychological aspects Systematic review Autism Spectrum Disorder |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Tema: | Psicologia Autismo Jogos educativos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Cita: | MEIRELLES, Thyago de Oliveira Melo. Revisão sistemática sobre características e eficácia de jogos sérios para pessoas com autismo. 2022. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.576. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.576 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36462 |
Fecha de defensa: | 10-sep-2022 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RevisaoSistematicaSobre.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons