Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36425
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9063-5680
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A contação de histórias na formação da pedagoga
Autor: Costa, Lorene Cristine Silva
Primer orientador: Passos, Simone Aparecida dos
Primer miembro de la banca: Marcelino, Mical de Melo
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Lucia Helena Moreira de Medeiros
Resumen: O presente trabalho visa evidenciar a importância da contação de histórias na formação de pedagogos, assim como a cultura familiar e sua valorização no processo educativo, pensando-se na formação dos sujeitos. A discussão apresenta a cultura “herdada” pelo pedagogo e as manifestações de preconceito linguístico na expressão da oralidade no processo formativo. Partindo das minhas experiências, cheguei à pergunta inicial deste trabalho: Como uma pedagoga em formação constrói sua performance de contadora de histórias? Nesta pergunta, se tem como referência as questões suscitadas pela cultura familiar e por elementos teóricos e técnicos promovidos pela educação acadêmica. Assim, neste trabalho tivemos como objetivo principal compreender a contação de histórias na nossa formação de pedagogos. Em relação à metodologia deste trabalho, me pautei em Gil (2002), de modo que realizei uma escrita acadêmica que leva em conta a minha experiência, desenvolvi uma abordagem não só biográfica, mas qualitativa e bibliográfica. As reflexões, metodologicamente, se vinculam à experiência de criar contações de histórias durante o curso de Pedagogia, sob a ótica dos autores Abramovich (1997), Antunes (2007), Bagno (2007), Bedran (2012), Bussatto (2003), Café (2000), Castro (1983), Dohme (2001), Faraco (1998), Faria (2008), Fiore (2016), Franchi (2008), Gago e Vieira (2006), Marcuschi (2014), Morais (2012), Mussi, Flores e Almeida (2021) e Pacheco (2006). Nesse sentido, concluímos que a construção de conhecimento a partir da contação de histórias é uma metodologia que potencializa a expressão de si, a oralidade e o diálogo.
Abstract: The present work intends to evidence the importance of storytelling in the formation of pedagogues, as well as the family culture and its valorization in the educational process, thinking about the formation of the subjects. The discussion presents the culture "inherited" by the pedagogue and the manifestations of linguistic prejudice in the expression of orality in the formative process. Based on my experiences, I defined as a question for this work: How does a pedagogue in formation construct her performance as a storyteller? In this question, we have as reference the questions raised by family culture and by theoretical and technical elements promoted by academic education. So, in this work we had as our main objective to understand storytelling in our formation as pedagogues. In relation to the methodology of this work, I used Gil (2002), so that I conducted an academic writing that takes into consideration my experience, I developed an approach that is not only biographical, but qualitative and bibliographical. The reflections, methodologically, are linked to the experience of creating storytelling during the Pedagogy course, from the perspective of the authors Abramovich (1997), Antunes (2007), Bagno (2007), Bedran (2012), Bussatto (2003), Café (2000), Castro (1983), Dohme (2001), Faraco (1998), Faria (2008), Fiore (2016), Franchi (2008), Gago and Vieira (2006), Marcuschi (2014), Morais (2012), Mussi, Flores and Almeida (2021) and Pacheco (2006). In this sense, we conclude that the construction of knowledge from storytelling is a methodology that promotes self-expression, orality, and dialogue.
Palabras clave: Arte
Art
Contação de histórias
Storytelling
Cultura familiar
Family culture
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: COSTA, Lorene Cristine Silva A contação de histórias na formação da pedagoga. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36425
Fecha de defensa: 3-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ContaçãoHistóriasFormação.pdfTCC325.38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.