Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36329
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-9013-208X |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O corpo nas aulas de educação física na percepção dos estudantes: uma revisão bibliográfica |
Autor: | Vilarinho, Ana Gabriela de Oliveira |
Primer orientador: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
Primer miembro de la banca: | Bertoni, Sônia |
Segundo miembro de la banca: | Rodrigues, Suzana Maria |
Resumen: | O texto apresenta resultados de uma pesquisa, no escopo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de graduação em educação física. A temática aborda da relação do corpo nas aulas de educação física. O objetivo foi identificar e analisar como tem sido retratada a relação que os/as estudantes estabelecem com seus corpos tendo como referência as publicações sobre o tema nas aulas de educação física na escola. Identificar e analisar o que dizem os artigos científicos que tratam sobre o culto ao corpo a partir da visão dos alunos/ dos estudantes nas aulas de Educação Física; como tem sido retratado o culto ao corpo pelos estudantes nas aulas de Educação Física?; como tem sido retratada a relação que os estudantes estabelecem com seus corpos nas aulas de Educação Física?. Utilizou-se de uma revisão bibliográfica em revistas especializadas da área para fazer o levantamento dos artigos que foram selecionados. Foram encontrados 4 artigos que tratam do tema, os quais foram analisados a partir dos objetivos, principais resultados e das conclusões. Inferimos que o tratamento dado ao corpo nas aulas de educação física tem promovido o bullying com os/as estudantes que não apresentam um corpo “ideal”. A revisão bibliográfica aponta para a necessidade de se analisar as manifestações de bullying na vida dos/as alunos/as considerados obesos, nas aulas de educação física escolar. E até que ponto a estética corporal é uma preocupação desses/as estudantes. A mediação pedagógica favorece uma construção de novos conhecimentos a partir das diferenças que são estabelecidas, tendo em vista a construção cultural do corpo das crianças e reconsiderar as marcas produzidas nos corpos dentro e fora da escola. A superação deste tipo de discriminação requer processos formativos contínuos, para que os/as professores/as sejam capazes de lidar com esse tipo de atitude no ambiente escolar. |
Abstract: | The text presents the results of a research, within the scope of the Course Completion Work (TCC) of the undergraduate course in physical education. The theme addresses the relationship of the body in physical education classes. The objective was to identify and analyze how the relationship that students establish with their bodies has been portrayed with reference to publications on the subject in physical education classes at school. A bibliographic review of specialized magazines in the area was used to survey the articles that were selected. Four articles were found dealing with the topic, which were analyzed based on the objectives, main results, and conclusions. We infer that the treatment given to the body in physical education classes has promoted bullying with students who do not have an “ideal” body. The literature review points to the need to analyze the manifestations of bullying in the lives of students considered obese, in school physical education classes. And to what extent is body aesthetics a concern of these students. Pedagogical mediation favors the construction of new knowledge from the differences that are established, with a view to the cultural construction of the children's body and to reconsider the marks produced in the bodies inside and outside the school. Overcoming this type of discrimination requires continuous training processes, so that teachers are able to deal with this type of attitude in the school environment. |
Palabras clave: | Corpolatria Bullyng Formação continuada |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | VILARINHO, Ana Gabriela de Oliveira. O Corpo nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36329 |
Fecha de defensa: | 29-mar-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CorpoNasAulas.pdf | TCC | 954.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons