Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVilarinho, Ana Gabriela de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-10-25T15:38:54Z-
dc.date.available2022-10-25T15:38:54Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.citationVILARINHO, Ana Gabriela de Oliveira. O Corpo nas aulas de educação física: uma revisão bibliográfica. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36329-
dc.description.abstractThe text presents the results of a research, within the scope of the Course Completion Work (TCC) of the undergraduate course in physical education. The theme addresses the relationship of the body in physical education classes. The objective was to identify and analyze how the relationship that students establish with their bodies has been portrayed with reference to publications on the subject in physical education classes at school. A bibliographic review of specialized magazines in the area was used to survey the articles that were selected. Four articles were found dealing with the topic, which were analyzed based on the objectives, main results, and conclusions. We infer that the treatment given to the body in physical education classes has promoted bullying with students who do not have an “ideal” body. The literature review points to the need to analyze the manifestations of bullying in the lives of students considered obese, in school physical education classes. And to what extent is body aesthetics a concern of these students. Pedagogical mediation favors the construction of new knowledge from the differences that are established, with a view to the cultural construction of the children's body and to reconsider the marks produced in the bodies inside and outside the school. Overcoming this type of discrimination requires continuous training processes, so that teachers are able to deal with this type of attitude in the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectCorpolatriapt_BR
dc.subjectBullyngpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleO corpo nas aulas de educação física na percepção dos estudantes: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Antunes, Marina Ferreira de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4450708231672629pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoni, Sônia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Suzana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttps://www.escavador.com/sobre/6063722/suzana-mariapt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO texto apresenta resultados de uma pesquisa, no escopo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de graduação em educação física. A temática aborda da relação do corpo nas aulas de educação física. O objetivo foi identificar e analisar como tem sido retratada a relação que os/as estudantes estabelecem com seus corpos tendo como referência as publicações sobre o tema nas aulas de educação física na escola. Identificar e analisar o que dizem os artigos científicos que tratam sobre o culto ao corpo a partir da visão dos alunos/ dos estudantes nas aulas de Educação Física; como tem sido retratado o culto ao corpo pelos estudantes nas aulas de Educação Física?; como tem sido retratada a relação que os estudantes estabelecem com seus corpos nas aulas de Educação Física?. Utilizou-se de uma revisão bibliográfica em revistas especializadas da área para fazer o levantamento dos artigos que foram selecionados. Foram encontrados 4 artigos que tratam do tema, os quais foram analisados a partir dos objetivos, principais resultados e das conclusões. Inferimos que o tratamento dado ao corpo nas aulas de educação física tem promovido o bullying com os/as estudantes que não apresentam um corpo “ideal”. A revisão bibliográfica aponta para a necessidade de se analisar as manifestações de bullying na vida dos/as alunos/as considerados obesos, nas aulas de educação física escolar. E até que ponto a estética corporal é uma preocupação desses/as estudantes. A mediação pedagógica favorece uma construção de novos conhecimentos a partir das diferenças que são estabelecidas, tendo em vista a construção cultural do corpo das crianças e reconsiderar as marcas produzidas nos corpos dentro e fora da escola. A superação deste tipo de discriminação requer processos formativos contínuos, para que os/as professores/as sejam capazes de lidar com esse tipo de atitude no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode121511757-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CorpoNasAulas.pdfTCC954.58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons