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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8172-112X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise de conteúdo do programa de jornalismo de jogos eletrônicos Ei Games
Título(s) alternativo(s): Content Analysis of "EI Games" - Eletronic Games Journalistic TV Show
Autor(es): Justino, Laura
Primeiro orientador: Silva Neto, João Damásio da
Primeiro membro da banca: Silva Neto, João Damasio da
Segundo membro da banca: Silva, Christiane Pitanga Serafim da
Terceiro membro da banca: Franco, Aléxia Pádua
Resumo: Os jogos eletrônicos estão cada vez mais populares e, junto, configura-se uma especialização do campo jornalístico. O presente trabalho de conclusão de curso analisa o conteúdo de um episódio do programa de jornalismo de jogos eletrônico, EI Games, transmitido duas vezes na semana por meio de TV a cabo e plataformas digitais, e das interações no perfil do Twitter do programa referentes às publicações de maio de 2022 – mês em que o episódio escolhido foi ao ar. O objetivo desta monografia é compreender as características do programa em questão e suas contribuições para o reconhecimento da área de jogos eletrônicos como uma especialização do jornalismo, e também analisar as interações do perfil do programa no Twitter. Para isso, baseia-se em referenciais teóricos sobre jornalismo de jogos eletrônicos e sobre televisão no ciberespaço e adota-se o método indutivo de Análise de Conteúdo, proposto pela autora francesa Laurence Bardin (1977). A partir de um quadro categorial em acordo com os objetivos da pesquisa, pudemos descrever e avaliar as características e contribuições do programa EI Games para o jornalismo especializado em jogos eletrônicos.
Abstract: Electronic games are increasingly popular and, together, a specialization of the journalistic field is configured. This present final paper uses analysis of the content based in Bardin (1977) in an episode of the EI Games TV show, transmited twice a week through cable and digital plataforms, and the interactions in the program’s Twitter profile regarding the may 2022 publications – month which the chosen episode went on the air. The objective of this monograph is to understand the characteristics of the program in question and its contributions to the recognition of the electronic games area as a specialization of journalism, and also analyze program’s profile interactions on Twitter. For this, it is based on theoretical references on electronic game journalism and on television in cyberspace and adopts the inductive method of Content Analysis, proposed by French author Laurence Bardin (1977). From a categorical framework in accordance with the research objectives, we were able to describe and evaluate the characteristics and contributions of the EI Games program to specialized journalism in electronic games.
Palavras-chave: Jornalismo especializado
Jornalismo de jogos eletrônicos
Games
Análise de Conteúdo
Jogos eletrônicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: JUSTINO, Laura. Análise de conteúdo do programa de jornalismo de jogos eletrônicos EI Games. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36089
Data de defesa: 17-Ago-2022
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