Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36089
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8172-112X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise de conteúdo do programa de jornalismo de jogos eletrônicos Ei Games
Alternate title (s): Content Analysis of "EI Games" - Eletronic Games Journalistic TV Show
Author: Justino, Laura
First Advisor: Silva Neto, João Damásio da
First member of the Committee: Silva Neto, João Damasio da
Second member of the Committee: Silva, Christiane Pitanga Serafim da
Third member of the Committee: Franco, Aléxia Pádua
Summary: Os jogos eletrônicos estão cada vez mais populares e, junto, configura-se uma especialização do campo jornalístico. O presente trabalho de conclusão de curso analisa o conteúdo de um episódio do programa de jornalismo de jogos eletrônico, EI Games, transmitido duas vezes na semana por meio de TV a cabo e plataformas digitais, e das interações no perfil do Twitter do programa referentes às publicações de maio de 2022 – mês em que o episódio escolhido foi ao ar. O objetivo desta monografia é compreender as características do programa em questão e suas contribuições para o reconhecimento da área de jogos eletrônicos como uma especialização do jornalismo, e também analisar as interações do perfil do programa no Twitter. Para isso, baseia-se em referenciais teóricos sobre jornalismo de jogos eletrônicos e sobre televisão no ciberespaço e adota-se o método indutivo de Análise de Conteúdo, proposto pela autora francesa Laurence Bardin (1977). A partir de um quadro categorial em acordo com os objetivos da pesquisa, pudemos descrever e avaliar as características e contribuições do programa EI Games para o jornalismo especializado em jogos eletrônicos.
Abstract: Electronic games are increasingly popular and, together, a specialization of the journalistic field is configured. This present final paper uses analysis of the content based in Bardin (1977) in an episode of the EI Games TV show, transmited twice a week through cable and digital plataforms, and the interactions in the program’s Twitter profile regarding the may 2022 publications – month which the chosen episode went on the air. The objective of this monograph is to understand the characteristics of the program in question and its contributions to the recognition of the electronic games area as a specialization of journalism, and also analyze program’s profile interactions on Twitter. For this, it is based on theoretical references on electronic game journalism and on television in cyberspace and adopts the inductive method of Content Analysis, proposed by French author Laurence Bardin (1977). From a categorical framework in accordance with the research objectives, we were able to describe and evaluate the characteristics and contributions of the EI Games program to specialized journalism in electronic games.
Keywords: Jornalismo especializado
Jornalismo de jogos eletrônicos
Games
Análise de Conteúdo
Jogos eletrônicos
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: JUSTINO, Laura. Análise de conteúdo do programa de jornalismo de jogos eletrônicos EI Games. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36089
Date of defense: 17-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseConteúdoPrograma.pdfTCC1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.