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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4422-974X
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Integração entre gestão de pessoas e marketing como componente da orientação para o mercado no contexto da indústria 4.0: um estudo comparativo regional
Título(s) alternativo(s): Integration between people management and marketing as a component of market orientation in the context of industry 4.0: a regional comparative study
Autor(es): Fernandes, Núbia Cristina
Primeiro orientador: Pimenta, Márcio Lopes
Primeiro membro da banca: Borsato, Jaluza Maria Lima Silva
Segundo membro da banca: Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros
Resumo: A orientação para o mercado faz parte de uma área do marketing relacionada a geração de inteligência de mercado em toda a organização, tanto em vertentes voltadas para processos quanto relacionadas a aspectos culturais, que busca a criação e satisfação dos clientes. Com isso, para que os diversos departamentos da organização atinjam objetivos em comum, a integração interfuncional se torna essencial. Porém, o atual cenário tecnológico da Indústria 4.0 pode requerer outros tipos de integração interfuncional considerando máquinas com pessoas, máquinas com máquinas, pessoas com pessoas. O objetivo deste trabalho é propor um modelo para analisar ações de gestão de pessoas que promovem a integração entre marketing e outras áreas internas contribuindo para a orientação para o mercado no contexto da indústria 4.0. Como metodologia, este trabalho caracterizou-se por ser um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, uma vez que foram levantados dados primários por meio de questionário virtual. Empregou-se o uso de amostragem não probabilística e para a análise dos dados utilizou-se da Modelagem de Equações Estruturais para verificar a relação entre as variáveis. Concluiu-se que as ações de gestão de pessoas encarregadas de integrar áreas internas podem gerar orientação para o mercado de forma direta, e de forma indireta, por meio do apoio de tecnologias da indústria 4.0. Além destes resultados, analisou-se o nível de maturidade regional na implementação das tecnologias da Indústria 4.0 levando em consideração o crescimento da implementação de tais tecnologias na região do Triângulo Mineiro, onde foi feita parte da coleta de dados. Dessa forma, foi possível destacar os aspectos comparativos entre as ações de gestão no Triângulo Mineiro em relação as demais regiões pesquisadas.
Abstract: Market orientation is part of a marketing subject related to market intelligence in organization generation, both in terms of organization generation for processes and cultural aspects, creation and customer planning. Therefore, cross-functional integration becomes essential. However, the current Industry 4.0 scenario may require brand new types of cross-functional integration between people with technology, machines with machines, people with people. The objective of this research is propose a model for analyze how HR initiatives of cross-functional integration between Marketing and peer functions can contribute to market orientation in the context of Industry 4.0. As a methodology, this research is a descriptive study, with a quantitative approach, since primary data were collected through a virtual questionnaire. Non probabilitstic sampling was used and for data analysis. Structural Equation Modeling was used to verify the relationship between the variables. As conclusions, we found that the HR efforts to integrate internal areas can generate market orientation directly, and also indirectly, through the support of industry 4.0 technologies. In addition to these results, the regional maturity level in the implementation of Industry 4.0 technologies was analyzed, taking into account the growth in the implementation of such technologies in the Triângulo Mineiro region, where part of the data collection was carried out. In this way, it was possible to highlight the comparative aspects between the management actions in the Triângulo Mineiro in relation to the other regions surveyed.
Palavras-chave: Orientação para o mercado
Integração interfuncional
Gestão de pessoas
Indústria 4.0
Market orientation
Cross-functional integration
People management
Industry 4.0
Administração
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Assunto: Administração
Estudos de mercado
Marketing de relacionamento
Gestão de pessoas
Tecnologia industrial
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: FERNANDES, Núbia Cristina. Integração entre gestão de pessoas e marketing como componente da orientação para o mercado no contexto da indústria 4.0: um estudo comparativo regional. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.318
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.318
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36025
Data de defesa: 24-Jun-2022
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