Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36025
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Núbia Cristina-
dc.date.accessioned2022-09-09T11:11:55Z-
dc.date.available2022-09-09T11:11:55Z-
dc.date.issued2022-06-24-
dc.identifier.citationFERNANDES, Núbia Cristina. Integração entre gestão de pessoas e marketing como componente da orientação para o mercado no contexto da indústria 4.0: um estudo comparativo regional. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.318pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36025-
dc.description.abstractMarket orientation is part of a marketing subject related to market intelligence in organization generation, both in terms of organization generation for processes and cultural aspects, creation and customer planning. Therefore, cross-functional integration becomes essential. However, the current Industry 4.0 scenario may require brand new types of cross-functional integration between people with technology, machines with machines, people with people. The objective of this research is propose a model for analyze how HR initiatives of cross-functional integration between Marketing and peer functions can contribute to market orientation in the context of Industry 4.0. As a methodology, this research is a descriptive study, with a quantitative approach, since primary data were collected through a virtual questionnaire. Non probabilitstic sampling was used and for data analysis. Structural Equation Modeling was used to verify the relationship between the variables. As conclusions, we found that the HR efforts to integrate internal areas can generate market orientation directly, and also indirectly, through the support of industry 4.0 technologies. In addition to these results, the regional maturity level in the implementation of Industry 4.0 technologies was analyzed, taking into account the growth in the implementation of such technologies in the Triângulo Mineiro region, where part of the data collection was carried out. In this way, it was possible to highlight the comparative aspects between the management actions in the Triângulo Mineiro in relation to the other regions surveyed.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectOrientação para o mercadopt_BR
dc.subjectIntegração interfuncionalpt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectIndústria 4.0pt_BR
dc.subjectMarket orientationpt_BR
dc.subjectCross-functional integrationpt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subjectIndustry 4.0pt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleIntegração entre gestão de pessoas e marketing como componente da orientação para o mercado no contexto da indústria 4.0: um estudo comparativo regionalpt_BR
dc.title.alternativeIntegration between people management and marketing as a component of market orientation in the context of industry 4.0: a regional comparative studypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Márcio Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3026927581342826pt_BR
dc.contributor.referee1Borsato, Jaluza Maria Lima Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710842485028033pt_BR
dc.contributor.referee2Vilas Boas, Luiz Henrique de Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9959478552832910pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3678037226892405pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA orientação para o mercado faz parte de uma área do marketing relacionada a geração de inteligência de mercado em toda a organização, tanto em vertentes voltadas para processos quanto relacionadas a aspectos culturais, que busca a criação e satisfação dos clientes. Com isso, para que os diversos departamentos da organização atinjam objetivos em comum, a integração interfuncional se torna essencial. Porém, o atual cenário tecnológico da Indústria 4.0 pode requerer outros tipos de integração interfuncional considerando máquinas com pessoas, máquinas com máquinas, pessoas com pessoas. O objetivo deste trabalho é propor um modelo para analisar ações de gestão de pessoas que promovem a integração entre marketing e outras áreas internas contribuindo para a orientação para o mercado no contexto da indústria 4.0. Como metodologia, este trabalho caracterizou-se por ser um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, uma vez que foram levantados dados primários por meio de questionário virtual. Empregou-se o uso de amostragem não probabilística e para a análise dos dados utilizou-se da Modelagem de Equações Estruturais para verificar a relação entre as variáveis. Concluiu-se que as ações de gestão de pessoas encarregadas de integrar áreas internas podem gerar orientação para o mercado de forma direta, e de forma indireta, por meio do apoio de tecnologias da indústria 4.0. Além destes resultados, analisou-se o nível de maturidade regional na implementação das tecnologias da Indústria 4.0 levando em consideração o crescimento da implementação de tais tecnologias na região do Triângulo Mineiro, onde foi feita parte da coleta de dados. Dessa forma, foi possível destacar os aspectos comparativos entre as ações de gestão no Triângulo Mineiro em relação as demais regiões pesquisadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.318pt_BR
dc.orcid.putcode118763641-
dc.crossref.doibatchidd4cf83be-5d90-4fe0-82e3-e5f45afc08f8-
dc.subject.autorizadoAdministraçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEstudos de mercadopt_BR
dc.subject.autorizadoMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subject.autorizadoGestão de pessoaspt_BR
dc.subject.autorizadoTecnologia industrialpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IntegraçãoGestãoPessoas.pdfDissertação1.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons