Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36003
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8647-2927 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Música, ensino de história e história pública digital: usos e possibilidades do Youtube como recurso metodológico |
Autor: | Boer, Livia Aparecida |
Primer orientador: | Oliveira, Wellington Amarante |
Primer miembro de la banca: | Fiuza, Sandra Alves |
Segundo miembro de la banca: | Vergara, Anelize |
Resumen: | Buscando explorar as possibilidades do Ensino de História em meio a pandemia do COVID-19, esse trabalho traz reflexões sobre o experimento do Youtube como um recurso metodológico. Para isso, foram escritos três capítulos que realizam discussão bibliográfica sobre os campos de História Pública, História Pública Digital, Ensino de História e Música Popular, o Movimento da Tropicália e análise de canção como fonte, amparados em autores que discutem tais temáticas e são fundamentais para a compreensão. Também, trazer à tona o uso de recursos digitais para o fazer histórico, pensando na importância dos historiadores e professores se apropriarem desses mecanismos. Por fim, apresenta o processo de produção da websérie “A Canção no Ensino de História”, apresentando tópicos sobre roteiro, gravação, edição e recepção do público. Foram três episódios que exploram a relação do Ensino de História e da Música Popular, o movimento da Tropicália e análise da música “Panis et Circensis”, visando expandir as possibilidades de uso da canção como fonte. |
Abstract: | Seeking to explore the possibilities of History Teaching in the midst of the COVID-19 pandemic, this work brings reflections on the Youtube experiment as a methodological resource. For this, three chapters were written for the development of the bibliographic discussion on the matters of Public History, Digital Public History, Teaching History and Popular Music, the Tropicália Movement and analysis of song as a source, supported by authors who discuss such themes and are fundamental for understanding. Also, is discussed the use of digital resources to make history, thinking about the importance of historians and teachers to appropriate these mechanisms. Finally, it presents the production process of the webseries “A Canção no Ensino de História”, presenting topics about script, recording, editing and public reception. There were three episodes that explore the relationship between History Teaching and Popular Music, the Tropicália movement and analysis of the song “Panis et Circensis”, aiming to expand the possibilities of using the song as a source. |
Palabras clave: | Ensino de história Teaching history História pública digital Digital public history Música popular Popular music Tropicália Tropicália YouTube |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | BOER, Livia Aparecida. Música, ensino de história e história pública digital: usos e possibilidades do Youtube como recurso metodológico. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36003 |
Fecha de defensa: | 30-mar-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MúsicaEnsinoHistória.pdf | 2.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons