Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36003
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBoer, Livia Aparecida-
dc.date.accessioned2022-09-06T12:14:19Z-
dc.date.available2022-09-06T12:14:19Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationBOER, Livia Aparecida. Música, ensino de história e história pública digital: usos e possibilidades do Youtube como recurso metodológico. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36003-
dc.description.abstractSeeking to explore the possibilities of History Teaching in the midst of the COVID-19 pandemic, this work brings reflections on the Youtube experiment as a methodological resource. For this, three chapters were written for the development of the bibliographic discussion on the matters of Public History, Digital Public History, Teaching History and Popular Music, the Tropicália Movement and analysis of song as a source, supported by authors who discuss such themes and are fundamental for understanding. Also, is discussed the use of digital resources to make history, thinking about the importance of historians and teachers to appropriate these mechanisms. Finally, it presents the production process of the webseries “A Canção no Ensino de História”, presenting topics about script, recording, editing and public reception. There were three episodes that explore the relationship between History Teaching and Popular Music, the Tropicália movement and analysis of the song “Panis et Circensis”, aiming to expand the possibilities of using the song as a source.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectTeaching historypt_BR
dc.subjectHistória pública digitalpt_BR
dc.subjectDigital public historypt_BR
dc.subjectMúsica popularpt_BR
dc.subjectPopular musicpt_BR
dc.subjectTropicáliapt_BR
dc.subjectTropicáliapt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.titleMúsica, ensino de história e história pública digital: usos e possibilidades do Youtube como recurso metodológicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Wellington Amarante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7443594300621909pt_BR
dc.contributor.referee1Fiuza, Sandra Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4803368127056759pt_BR
dc.contributor.referee2Vergara, Anelize-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8913454153885617pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5428572411740235pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoBuscando explorar as possibilidades do Ensino de História em meio a pandemia do COVID-19, esse trabalho traz reflexões sobre o experimento do Youtube como um recurso metodológico. Para isso, foram escritos três capítulos que realizam discussão bibliográfica sobre os campos de História Pública, História Pública Digital, Ensino de História e Música Popular, o Movimento da Tropicália e análise de canção como fonte, amparados em autores que discutem tais temáticas e são fundamentais para a compreensão. Também, trazer à tona o uso de recursos digitais para o fazer histórico, pensando na importância dos historiadores e professores se apropriarem desses mecanismos. Por fim, apresenta o processo de produção da websérie “A Canção no Ensino de História”, apresentando tópicos sobre roteiro, gravação, edição e recepção do público. Foram três episódios que exploram a relação do Ensino de História e da Música Popular, o movimento da Tropicália e análise da música “Panis et Circensis”, visando expandir as possibilidades de uso da canção como fonte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration83pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.embargo.termsTrabalho de Conclusão de Curso do Insituto de Ciências Humanas do Pontal - Graduação em História (licenciatura e bacharelado), defendido e aprovado em Março de 2022.pt_BR
dc.orcid.putcode118575489-
Appears in Collections:TCC - História (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MúsicaEnsinoHistória.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons