Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35939
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0248-7719
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Comércio eletrônico: uma saída em meio à crise da covid 19
Autor(es): Melo, Lucas Susini
Primeiro orientador: Oliveira, Márcia Freire de
Primeiro membro da banca: Araújo, Camila
Segundo membro da banca: Abdala, Etienne Cardoso
Resumo: É de reconhecimento geral que as transformações sociais e econômicas têm exigido cada vez mais um reordenamento no âmbito empresarial para atender às novas necessidades da sociedade. Por ser uma iniciativa capaz de implementar modelos de negócios que solucionem essas necessidades, o empreendedorismo ganhou destaque na última década e foi o responsável por gerar fonte de renda para muitas pessoas. Tendo em vista que o período pandêmico, causado pela Covid-19, impulsionou transformações sociais e econômicas que mudaram as formas de oferecer e de comprar produtos e serviços, coube ao presente estudo analisar as principais vantagens e dificuldades enfrentadas por empreendedores que aderiram o e-commerce devido a pandemia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo de análise, com coleta de dados por meio de entrevistas. Um roteiro de entrevista previamente estruturado foi aplicado a 8 empreendedores de segmentos de atuação distintos. Dentre os resultados obtidos, cabe destacar que a forma repentina que a adesão do e-commerce foi feita gerou dificuldades para os empreendedores voltadas para ao manuseio das plataformas tecnológicas. Entretanto, o e- commerce mitigou os efeitos negativos causados pela pandemia e garantiu uma melhoria no fluxo de vendas em meio aos tempos de crise.
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Empreendedorismo
Pandemia
Canal de distribuição
E-commerce
Vendas na internet
Vendas
Marketing digital
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MELO, Lucas Susini. Comércio eletrônico: uma saída em meio à crise da covid 19. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35939
Data de defesa: 1-Abr-2022
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComércioEletrônicoUma.pdf593.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.