Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35831
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Jornalismo de referência e mídias sociais: a atuação dos perfis @agencialupa @estadao e @jornaldarecord no tiktok
Autor(es): Barbosa, Gabriela Francis Alves
Primeiro orientador: Guedes, Nicoli Glória de Tassis
Primeiro membro da banca: Tonus, Mirna
Segundo membro da banca: Teixeira, Ana Paula de Moraes
Terceiro membro da banca: Guedes, Nicoli Gloria de Tassis
Resumo: Esta monografia tem como proposta analisar o modo como o jornalismo de referência tem se comportado na rede social TikTok frente às transformações no cenário comunicacional e da própria profissão jornalística. Para tanto, observamos os perfis da @agencialupa, @estadao e @jornaldarecord, buscando compreender, principalmente, em que medida e quais elementos da cibercultura e do entretenimento os veículos tradicionais têm se apossado ao se integrarem à plataforma midiática em questão e que relações de sentidos emergem na circulação em rede de tais conteúdos. Os resultados mostram que todos os perfis têm investido, em maior ou menor grau, na exploração dos elementos e ferramentas próprios do TikTok para a produção dos seus posts, mas continuam predominantemente orientados pelos formatos noticiosos tradicionais do jornalismo brasileiro, em alguns casos apenas reproduzindo partes editadas de materiais construídos para a televisão. Sendo assim, apontamos para a necessidade de as redações desenvolverem linguagens que, de fato, contemplem as especificidades das relações nas mídias sociais, a fim de potencializar não apenas o alcance e engajamento, mas os diálogos possíveis em tempos de mídias sociais.
Abstract: This monograph proposes the way in which the journalism of reference has behaved on the social network TikTok in the face of changes in the communicational scenario and in the journalistic profession itself. To this end, we observed the profiles of @agencialupa, @estadao and @jornaldarecord, seeking to understand, mainly, to what extent and which elements of cyberculture and entertainment traditional vehicles have taken over when integrating the media platform in question and what traditional relationships meanings emerge in the network circulation of such contents. The posts reproduce that all formats are reproduced, to a greater or lesser degree, in the reproduction of TikTokTok's own elements, but continue to reproduce predominantly by traditional unrecognized formats of Brazilian journalism, in some cases only reproducing the production of edited parts of materials. built for a television. Therefore, we point to the need for newsrooms to develop languages that, in fact, contemplate the specifics of relationships in social networks, in order to enhance reach and engagement, but only possible dialogues in times of social media.
Palavras-chave: TikTok
Content production
Jornalismo de referência
Journalism of reference
Rede social on-line
On-line social network
Cibercultura
Cyberculture
Produção de conteúdo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BARBOSA, Gabriela Francis Alves. Jornalismo de Referência e Mídias Sociais: A atuação dos perfis @agencialupa, @estadao e @jornaldarecord no TikTok. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) — Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35831
Data de defesa: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JornalismoReferênciaMídias.pdf4.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons