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dc.creatorBarbosa, Gabriela Francis Alves-
dc.date.accessioned2022-08-26T14:30:47Z-
dc.date.available2022-08-26T14:30:47Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationBARBOSA, Gabriela Francis Alves. Jornalismo de Referência e Mídias Sociais: A atuação dos perfis @agencialupa, @estadao e @jornaldarecord no TikTok. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) — Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35831-
dc.description.abstractThis monograph proposes the way in which the journalism of reference has behaved on the social network TikTok in the face of changes in the communicational scenario and in the journalistic profession itself. To this end, we observed the profiles of @agencialupa, @estadao and @jornaldarecord, seeking to understand, mainly, to what extent and which elements of cyberculture and entertainment traditional vehicles have taken over when integrating the media platform in question and what traditional relationships meanings emerge in the network circulation of such contents. The posts reproduce that all formats are reproduced, to a greater or lesser degree, in the reproduction of TikTokTok's own elements, but continue to reproduce predominantly by traditional unrecognized formats of Brazilian journalism, in some cases only reproducing the production of edited parts of materials. built for a television. Therefore, we point to the need for newsrooms to develop languages that, in fact, contemplate the specifics of relationships in social networks, in order to enhance reach and engagement, but only possible dialogues in times of social media.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTikTokpt_BR
dc.subjectContent productionpt_BR
dc.subjectJornalismo de referênciapt_BR
dc.subjectJournalism of referencept_BR
dc.subjectRede social on-linept_BR
dc.subjectOn-line social networkpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.subjectProdução de conteúdopt_BR
dc.titleJornalismo de referência e mídias sociais: a atuação dos perfis @agencialupa @estadao e @jornaldarecord no tiktokpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guedes, Nicoli Glória de Tassis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=84606D899D06E163300D5E00B5AC609D.buscatextual_66pt_BR
dc.contributor.referee1Tonus, Mirna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Ana Paula de Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee3Guedes, Nicoli Gloria de Tassis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=84606D899D06E163300D5E00B5AC609D.buscatextual_66pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como proposta analisar o modo como o jornalismo de referência tem se comportado na rede social TikTok frente às transformações no cenário comunicacional e da própria profissão jornalística. Para tanto, observamos os perfis da @agencialupa, @estadao e @jornaldarecord, buscando compreender, principalmente, em que medida e quais elementos da cibercultura e do entretenimento os veículos tradicionais têm se apossado ao se integrarem à plataforma midiática em questão e que relações de sentidos emergem na circulação em rede de tais conteúdos. Os resultados mostram que todos os perfis têm investido, em maior ou menor grau, na exploração dos elementos e ferramentas próprios do TikTok para a produção dos seus posts, mas continuam predominantemente orientados pelos formatos noticiosos tradicionais do jornalismo brasileiro, em alguns casos apenas reproduzindo partes editadas de materiais construídos para a televisão. Sendo assim, apontamos para a necessidade de as redações desenvolverem linguagens que, de fato, contemplem as especificidades das relações nas mídias sociais, a fim de potencializar não apenas o alcance e engajamento, mas os diálogos possíveis em tempos de mídias sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
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