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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4014-7133
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Vigilância do câncer bucal na estratégia saúde da família rural: perfil socioprofissional/demográfico e uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Título (s) alternativo (s): Oral cancer surveillance in the rural family health strategy: socio-professional/demographic profile and use of active teaching-learning methodologies
Vigilancia del cáncer oral en la estrategia de salud de la familia rural: perfil socioprofesional/demográfico y uso de metodologías activas de enseñanza-aprendizaje
Autor: Zure, Naessa Santos Borges
Primer orientador: Gontijo, Liliane Parreira Tannús
Primer coorientador: Elias, Marisa Aparecida
Primer miembro de la banca: Carvalho, Thiago Amorim
Segundo miembro de la banca: Herval, Álex Moreira
Resumen: Os indicadores de morbimortalidade do câncer de boca permanecem em ascensão, em detrimento aos avanços obtidos no manejo dessa enfermidade e seguem estimados em 15.190 novos casos para o ano de 2022. Não obstante a sua identificação ser factível, no âmbito da atenção primária em saúde e da alta chance de controle, o motivo desse descompasso recaí sobre o diagnóstico tardio. Esse fato é agravado quando consideramos as comunidades mais vulneráveis, em especial nesse estudo as rurais, amplamente expostas aos fatores de risco dessa doença, cenário historicamente desfavorecido de cuidados e premente de ações efetivas de vigilância em saúde. O estudo objetivou compreender o uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA) nos campos da capacitação profissional e da educação em saúde, na vigilância do câncer bucal (VCB) em comunidades rurais. Pesquisa qualitativa com aporte da Pesquisa-Ação. O estudo encerrou três etapas: (1) aplicação de um questionário online (identificação do perfil socioprofissional, demográfico e interação com câncer bucal), obtendo-se 44 respondentes; (2) Capacitação com a participação de 14 trabalhadores das Equipes de Saúde Bucal da Família (ESBF); e (3) Educação em saúde, com 10 participantes adultos do genero masculino da comunidade rural. Para análise temática, utilizou-se o referencial teórico da linha de pensamento construtivista, em bases andragógicas - as MAEAs. Obteve-se 54 participantes do estudo, sendo 44 trabalhadores e 10 usuários da Estratégia Saúde da Família da área rural de um município mineiro de médio porte. O perfil e a interação com a VCB, dos trabalhadores da ESBF rural, apresentou-se nas seguintes prevalências: mulheres; faixa etária de 20 a 59 anos de idade; 1 a 5 anos de tempo de graduação; regime celetista; menor que 10 anos de vínculo empregatício junto ao Sistema Único de Saúde (SUS); pouca experiência laboral na Estratégia Saúde da Família; renda mensal inferior a 3 (três) salários mínimos; labor como fonte de renda e sustento (não somente pessoal, mas também familiar); conhecimento básico do câncer bucal e abordagem infrequente sobre a temática. Confirmou-se os pressupostos das debilidades na promoção de ações de VCB e revelou-se o potencial das MAEAs na preparação profissional, tencionando a necessária travessia das práticas de ensino-aprendizagem transmissivos/passivos para métodos inovadores/ativos, nas esferas da prepração profissional e educação em saúde. O emprego das MAEA favoreceu o desenvolvimento de estratégias educacionais no campo da VCB com aparente aceitabilidade do trabalhador da ESBF e da comunidade rural, isto é, nos campos da capacitação profissional e da educação em saúde.
Abstract: The indicators of morbidity and mortality of oral cancer remain on the rise despite the advances obtained in the management of this disease, in an estimated of 15.190 new cases of lip and oral cavity cancer in 2022. Despite its identification being feasible, within the scope of primary health care and the high chance of control, the reason for this mismatch lies in late diagnosis. This fact is aggravated when we consider the most vulnerable communities, particularly in this study the rural communities, which are widely exposed to the risk factors of this disease, a historically disadvantaged scenario of care and effective actions of surveillance in health. This study aimed to understand the use of active teaching and learning methodologies (ATLM) in the fields of professional training and health education in oral cancer surveillance (OCS) in rural communities. It was used qualitative research supported by Action Research. The study encompassed three stages: (1) application of an online questionnaire (identification of the demographic and socio-professional profile, and interaction with oral cancer), with 44 respondents; (2) training with the participation of 14 workers from the Oral Health Family Teams (OHFT); and (3) health education, with 10 male adult participants from the rural community. For thematic analysis, one used the theoretical framework of the constructivist line of thought, on an andragogical basis - the ALTM. Total study participants were 54 subjects namely 44 workers and 10 users of Family Health Primary Care Strategy from the rural area of a medium sized municipality in Minas Gerais. The profile and interaction with the OCS, of the rural OHFT workers, presented the following prevalence: women; age range from 20 to 59 years old; 1 to 5 years of graduation; CLT jobs; less than 10 years of employment in the Public Unified Health System (SUS in Brazil); little work experience in the Family Health Strategy; monthly income inferior to 3 (three) minimum wages; work as a source of income and sustenance (not only personal but also familiar); basic knowledge of oral cancer and infrequent approach of the thematic. The hypothesis of frailty in the promotion of actions of OCS were confirmed and the potential of the ALTMs in professional training was revealed, pointing to the needed crossing from passive/transmissive teaching and learning practices to innovative/active methods, in the realm of professional training and health education. The employment of ALTM favored the development of educational strategies in the field of OCS with excellent acceptability from the OHFT workers and the rural community, that is, in the fields of professional training and health education.
Palabras clave: Aprendizagem
Educação em Saúde
Neoplasias Bucais
População Rural
Vigilância em Saúde Pública
Geografia médica
Learning
Health Education
Oral Cancer
Rural Population
Surveillance in Public Health
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Tema: Geografia médica
Educação em saúde bucal
Boca - Câncer
População rural - Saúde bucal
Vigilância sanitária
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)
Cita: ZURE, Naessa Santos Borges. Vigilância do câncer bucal na estratégia saúde da família rural: perfil socioprofissional/demográfico e uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5328.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5328
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35821
Fecha de defensa: 27-jun-2022
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)

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