Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35761
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0598-9818
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Escrevivências, memórias e afro-letramento: significâncias da literatura infantil afro-brasileira
Author: Souza, Murilo Pedreira
First Advisor: Passos, Simone Aparecida dos
First member of the Committee: Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias
Second member of the Committee: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Summary: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) é um artigo que apresenta algumas reflexões sobre a literatura infantil afro-brasileira como instrumento para o afro-letramento. Esta reflexão se inicia na vivência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Logo, a escrevivência (EVARISTO, 2020) busca romper com uma narrativa e fundamentação dominante, isto se torna uma perspectiva metodológica. Há a construção de uma disputa de narrativa, subjetiva e epistemológica baseada na análise de um corpo negro, neste caso, de um homem preto, sobre uma existência negra e sua busca por se fazer pedagogo. Neste contexto, buscamos responder à pergunta, em que medida a obra Bucala atende ao proposto na Lei 10.639/03. O objetivo geral foi refletir sobre a supracitada lei, apresentando perspectivas para a educação para as relações étnico-raciais, a significância da literatura infantil afro-brasileira e o afro-letramento pela análise da obra Bucala de Davi Nunes (2019) e sua relação com os valores civilizatórios africanos na representação da história do Quilombo do Cabula. Para construção da interpretação do disposto que está vinculado à memória (PAZ, 2019), estamos à luz de Evaristo (2017; 2020), Debus (2017), Gomes (2013), Munanga (2012), Nascimento (2019), Fanon (2008) e Flor do Nascimento (2019). Nesta ótica, a contextualização da obra de literatura infantil afro-brasileira faz parte da história e memória dos afro-brasileiros, sujeitos da diáspora em uma (re) construção de uma história que valorize e contemple as crianças negras e eduquem as não negras.
Abstract: This course conclusion paper (TCC) is an article that presents some reflections on Afro-Brazilian children's literature as an instrument for Afro-literacy. This reflection begins with the experience of PIBID. Therefore, the writing-living (EVARISTO, 2020) seeks to break with a dominant narrative and foundation, this becomes a methodological perspective; there is the construction of a narrative, subjective and epistemological dispute based on the analysis of a black body, in this case, a black man, about a black existence and his quest to become an educator. In this context, we seek to answer the question of to what extent the Bucala work meets what is proposed in Law 10.639/03. The general objective was to reflect on the aforementioned law, presenting perspectives for education for ethnic-racial relations, the significance of Afro-Brazilian children's literature and Afro-literacy through the analysis of the work Bucala by Davi Nunes (2019) and its relationship with African civilizational values ​​in the representation of the history of Quilombo do Cabula. For the construction of the interpretation of the provision that is linked to memory (PAZ, 2019), we are in the light of Evaristo (2017; 2020), Debus (2017), Gomes (2013), Munanga (2012), Nascimento (2019), Fanon ( 2008) and Flor do Nascimento (2019). In this perspective, contextualization of the work of Afro-Brazilian children's literature is part of the history and memory of Afro-Brazilians, subjects of the diaspora in a (re) construction of a history that values ​​and contemplates black children and educates non-black children.
Keywords: Escrevivência
Memória
Arte
Literatura infantil
Afro-letramento
Quilombo
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUZA, Murilo Pedreira. Escrevivências, memórias e afro letramento: significâncias da literatura infantil afro-brasileira. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35761
Date of defense: 1-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EscrevivênciasMemóriasAfro.pdfTCC674.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.