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dc.creatorSouza, Murilo Pedreira-
dc.date.accessioned2022-08-24T16:20:08Z-
dc.date.available2022-08-24T16:20:08Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Murilo Pedreira. Escrevivências, memórias e afro letramento: significâncias da literatura infantil afro-brasileira. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35761-
dc.description.abstractThis course conclusion paper (TCC) is an article that presents some reflections on Afro-Brazilian children's literature as an instrument for Afro-literacy. This reflection begins with the experience of PIBID. Therefore, the writing-living (EVARISTO, 2020) seeks to break with a dominant narrative and foundation, this becomes a methodological perspective; there is the construction of a narrative, subjective and epistemological dispute based on the analysis of a black body, in this case, a black man, about a black existence and his quest to become an educator. In this context, we seek to answer the question of to what extent the Bucala work meets what is proposed in Law 10.639/03. The general objective was to reflect on the aforementioned law, presenting perspectives for education for ethnic-racial relations, the significance of Afro-Brazilian children's literature and Afro-literacy through the analysis of the work Bucala by Davi Nunes (2019) and its relationship with African civilizational values ​​in the representation of the history of Quilombo do Cabula. For the construction of the interpretation of the provision that is linked to memory (PAZ, 2019), we are in the light of Evaristo (2017; 2020), Debus (2017), Gomes (2013), Munanga (2012), Nascimento (2019), Fanon ( 2008) and Flor do Nascimento (2019). In this perspective, contextualization of the work of Afro-Brazilian children's literature is part of the history and memory of Afro-Brazilians, subjects of the diaspora in a (re) construction of a history that values ​​and contemplates black children and educates non-black children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrevivênciapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAfro-letramentopt_BR
dc.subjectQuilombopt_BR
dc.titleEscrevivências, memórias e afro-letramento: significâncias da literatura infantil afro-brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Passos, Simone Aparecida dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427484879374588pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836292136030338pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3558009357078956pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC) é um artigo que apresenta algumas reflexões sobre a literatura infantil afro-brasileira como instrumento para o afro-letramento. Esta reflexão se inicia na vivência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Logo, a escrevivência (EVARISTO, 2020) busca romper com uma narrativa e fundamentação dominante, isto se torna uma perspectiva metodológica. Há a construção de uma disputa de narrativa, subjetiva e epistemológica baseada na análise de um corpo negro, neste caso, de um homem preto, sobre uma existência negra e sua busca por se fazer pedagogo. Neste contexto, buscamos responder à pergunta, em que medida a obra Bucala atende ao proposto na Lei 10.639/03. O objetivo geral foi refletir sobre a supracitada lei, apresentando perspectivas para a educação para as relações étnico-raciais, a significância da literatura infantil afro-brasileira e o afro-letramento pela análise da obra Bucala de Davi Nunes (2019) e sua relação com os valores civilizatórios africanos na representação da história do Quilombo do Cabula. Para construção da interpretação do disposto que está vinculado à memória (PAZ, 2019), estamos à luz de Evaristo (2017; 2020), Debus (2017), Gomes (2013), Munanga (2012), Nascimento (2019), Fanon (2008) e Flor do Nascimento (2019). Nesta ótica, a contextualização da obra de literatura infantil afro-brasileira faz parte da história e memória dos afro-brasileiros, sujeitos da diáspora em uma (re) construção de uma história que valorize e contemple as crianças negras e eduquem as não negras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode117837310-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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