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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35757
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-0884-5748 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Enfrentamentos de raça e sexualidade nas narrativas de Dolores Dala Guardião do Alívio (DDGA), de Rico Dalasam |
Autor: | Soares, Emerson Luiz Lacerda |
Primer orientador: | Manna, Nuno |
Primer miembro de la banca: | Manna, Nuno |
Segundo miembro de la banca: | Tassis, Nicoli |
Tercer miembro de la banca: | de Sousa, Gerson |
Resumen: | A pesquisa busca compreender como raça e sexualidade provocam tensionamentos nas narrativas das músicas do álbum Dolores Dala Guardião do Alívio (DDGA), de Rico Dalasam. A trajetória artística do rapper constitui uma corrente de manifestações culturais da última década que tensionam debates de raça, de identidade de gênero e de expressão sexual. O trabalho parte das perspectivas de narrativa e cultura e utiliza perspectivas teóricas sobre homens Negros e sobre homossexualidades para analisar as faixas Não é Comigo, Última Vez, Vividir e Estrangeiro. Compreendemos que DDGA apresenta narrativas de Rico Dalasam enquanto homem Negro, homossexual e brasileiro sobre confrontos presentes nas suas relações afetivas vividas por ele com parceiros brancos. Percebemos que tais confrontos não são só cotidianos, mas também carregam rastros de processos históricos de violências e que o artista se mostra um sujeito Negro que é agente de mudanças da própria realidade ao decidir encerrar tais relacionamentos. Tensionamos tanto as possibilidades afetivas de homens Negros e homossexuais e de Bixas-Pretas em relacionamentos interraciais ou afrocentrados quanto a própria condição de alívio, sugerindo que tais sujeitos podem alcançar outros lugares afetivos que tragam potência de vida. |
Abstract: | The research seeks to understand how race and sexuality provoke tensions in the narratives of the songs on the album Dolores Dala Guardião do Alívio (DDGA), by Rico Dalasam. The rapper's artistic trajectory constitutes a chain of cultural manifestations of the last decade that tension debates of race, gender identity and sexual expression. The work starts from the perspectives of narrative and culture and uses theoretical perspectives on black men and on homosexualities to analyze the tracks Não é Comigo, Última Vez, Vividir and Estrangeiro. We understand that DDGA presents narratives by Rico Dalasam as a Black, homosexual and Brazilian man about confrontations experienced by him in his affective relationships with white partners. We realize that such confrontations are not only part of a daily basis, but also carry traces of historical processes of violence and that the artist shows himself to be a Black subject who is an agent of change in his own reality when he decides to end such relationships. We question both the affective possibilities of Black and homosexual men and Bixa-Pretas in interracial or afrocentered relationships, as well as the condition of relief, suggesting that such subjects can reach other affective condictions that bring potential to life. |
Palabras clave: | Rico Dalasam Narrativa Cultura Raça Sexualidade Bixa-Preta |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SOARES, Emerson Luiz Lacerda. Enfrentamentos de raça e sexualidade nas narrativas de Dolores Dala Guardião do Alívio (DDGA), de Rico Dalasam. 2022. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35757 |
Fecha de defensa: | 18-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Jornalismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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EnfrentamentosRaçaSexualidade.pdf | TCC | 632.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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