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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2823-5592
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Escrevendo com a própria voz: uma análise sobre representatividade negra na literatura infantojuvenil
Autor(es): Jäger, Lívia Gonçalves
Primeiro orientador: Petean, Antonio Carlos Lopes
Primeiro membro da banca: Sousa, Mariana Alves de
Segundo membro da banca: Jesus, Andreia Sousa de
Resumo: Este trabalho parte do movimento #OwnVoices para começar uma discussão sobre representatividade negra e a literatura infantojuvenil atual. Primeiramente, faz-se uma análise sobre a sociologia da literatura e seus teóricos, para depois partir para o conceito de representação social e quais representações são as mais comuns sobre pessoas negras. Depois, compara-se dois livros best sellers da New York Times, um de uma autora negra, e um de um autor branco, para ver qual deles é mais representativo. Feita a análise, foi possível comprovar que, como a representatividade tem a ver com um posicionamento político do autor diante o grupo, a autora negra tem mais vivência para criar personagens representativos.
Abstract: This scientific work utilizes the #OwnVoices movement to start a discussion about black representation and contemporary young adult literature. First, there’s an analysis about literature sociology and its theoriticians, to then go towards the concept of social representation and which of them are most common about black people. After that, there’s a comparison of two New York Times bestseller books, one by a black female author, and one by a white male author, to see which of them are more representative. In the analysis, it was possible to infere that, since representation has a lot to say about political choices that the author makes towards a certain group, the black female author has more life experience to write representative characters.
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Sociologia da literatura
Representatividade negra
Representatividade na literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: JÄGER, Lívia Gonçalves. Escrevendo com a própria voz: uma análise sobre representatividade negra na literatura infantojuvenil. 2022. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35703
Data de defesa: 18-Ago-2022
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