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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-2823-5592
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Escrevendo com a própria voz: uma análise sobre representatividade negra na literatura infantojuvenil
Author: Jäger, Lívia Gonçalves
First Advisor: Petean, Antonio Carlos Lopes
First member of the Committee: Sousa, Mariana Alves de
Second member of the Committee: Jesus, Andreia Sousa de
Summary: Este trabalho parte do movimento #OwnVoices para começar uma discussão sobre representatividade negra e a literatura infantojuvenil atual. Primeiramente, faz-se uma análise sobre a sociologia da literatura e seus teóricos, para depois partir para o conceito de representação social e quais representações são as mais comuns sobre pessoas negras. Depois, compara-se dois livros best sellers da New York Times, um de uma autora negra, e um de um autor branco, para ver qual deles é mais representativo. Feita a análise, foi possível comprovar que, como a representatividade tem a ver com um posicionamento político do autor diante o grupo, a autora negra tem mais vivência para criar personagens representativos.
Abstract: This scientific work utilizes the #OwnVoices movement to start a discussion about black representation and contemporary young adult literature. First, there’s an analysis about literature sociology and its theoriticians, to then go towards the concept of social representation and which of them are most common about black people. After that, there’s a comparison of two New York Times bestseller books, one by a black female author, and one by a white male author, to see which of them are more representative. In the analysis, it was possible to infere that, since representation has a lot to say about political choices that the author makes towards a certain group, the black female author has more life experience to write representative characters.
Keywords: Literatura infantojuvenil
Sociologia da literatura
Representatividade negra
Representatividade na literatura
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: JÄGER, Lívia Gonçalves. Escrevendo com a própria voz: uma análise sobre representatividade negra na literatura infantojuvenil. 2022. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35703
Date of defense: 18-Aug-2022
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

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