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dc.creatorJäger, Lívia Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-08-23T15:17:27Z-
dc.date.available2022-08-23T15:17:27Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.citationJÄGER, Lívia Gonçalves. Escrevendo com a própria voz: uma análise sobre representatividade negra na literatura infantojuvenil. 2022. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35703-
dc.description.abstractThis scientific work utilizes the #OwnVoices movement to start a discussion about black representation and contemporary young adult literature. First, there’s an analysis about literature sociology and its theoriticians, to then go towards the concept of social representation and which of them are most common about black people. After that, there’s a comparison of two New York Times bestseller books, one by a black female author, and one by a white male author, to see which of them are more representative. In the analysis, it was possible to infere that, since representation has a lot to say about political choices that the author makes towards a certain group, the black female author has more life experience to write representative characters.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectSociologia da literaturapt_BR
dc.subjectRepresentatividade negrapt_BR
dc.subjectRepresentatividade na literaturapt_BR
dc.titleEscrevendo com a própria voz: uma análise sobre representatividade negra na literatura infantojuvenilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Petean, Antonio Carlos Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7590578597599872pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Mariana Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3860421878069572pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Andreia Sousa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3979449010607540pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0287863091152723pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho parte do movimento #OwnVoices para começar uma discussão sobre representatividade negra e a literatura infantojuvenil atual. Primeiramente, faz-se uma análise sobre a sociologia da literatura e seus teóricos, para depois partir para o conceito de representação social e quais representações são as mais comuns sobre pessoas negras. Depois, compara-se dois livros best sellers da New York Times, um de uma autora negra, e um de um autor branco, para ver qual deles é mais representativo. Feita a análise, foi possível comprovar que, como a representatividade tem a ver com um posicionamento político do autor diante o grupo, a autora negra tem mais vivência para criar personagens representativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration96pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.orcid.putcode117756687-
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

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