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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1325-577X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Afetividade e otimismo: interações positivas na relação professor-aluno e seus efeitos em aulas de ciências
Título (s) alternativo (s): Affectivity and optimism: positive interactions in the teacher-student relationship and its effects in science classes
Autor: Lúcio, Willy Naresse
Primer orientador: Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena
Primer coorientador: Borges, Nicole Cristina Machado
Primer miembro de la banca: Almeida, Ariádine Cristine De
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Daniela Franco
Resumen: Diante das dificuldades impostas por fatores como a baixa remuneração, a crescente violência e hostilidade com o professor no ambiente escolar e as políticas públicas que tentam abafar a relevância do professor, este trabalho busca investigar a existência de relações de afetividade e otimismo nas relações professor-aluno em aulas de ciências. A pesquisa foi realizada por meio da observação participante e de entrevistas com professoras de ciências e estudantes do Ensino Fundamental II, em duas escolas públicas da cidade de Uberlândia - MG, sendo uma delas durante o ensino presencial e outra em período de atividades remotas, devido à pandemia da COVID-19. Dentre os resultados observados e gravados, pudemos compreender o carinho, a confiança e o zelo que as professoras possuíam por seus estudantes e vice-versa. Tamanha confiança e respeito, que incluía a liberdade entre ambos de conversarem até mesmo sobre assuntos pessoais, o que poderia fortalecer vínculos e afetar positivamente suas perspectivas de vida. Tudo isso nos leva a concluir que relações de afeto e otimismo ocorrem no ambiente escolar, tanto em aulas presenciais quanto em aulas remotas e que a afetividade gera uma relação de proximidade entre o/a professor/a e os estudantes.
Abstract: Faced the difficulties imposed by factors such as low payment, the increasing violence and hostility against teachers in the school environment and public politics that try to stifle the relevance of the teacher in the overall human formation of the individual, this work seeks to investigate the existence of affective and optimistic relationships in teacher-teacher relationships. student in science classes. The research was carried out through participant observation and interviews with science teachers and elementary school students, in two public schools in the city of Uberlândia - MG, one of them in face-to-face teaching, and the other in a period of remote activities, due to the COVID-19 pandemic. Among the results observed and recorded, I was able to comprehend the affection, trust and diligence that the teachers had for their students and the other way around. Such trust and respect even included the freedom between the two of them to talk about personal matters, which could strengthen bonds and positively affect their life prospects. All of this leads us to conclude that relationships of affection and optimism occur in the school environment, both in face-to-face and remote classes, and that affection generates a close relationship between the teacher and the students.
Palabras clave: Afeto
Affection
Ambiente Escolar
School Environment
Ensino Remoto
Remote Teaching
Educação
Education
Ensino-aprendizagem
Teaching-learning
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: LÚCIO, Willy Naresse. Afetividade e otimismo: interações positivas na relação professor-aluno e seus efeitos em aulas de ciências. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35604
Fecha de defensa: 8-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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