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dc.creatorLúcio, Willy Naresse-
dc.date.accessioned2022-08-22T15:24:01Z-
dc.date.available2022-08-22T15:24:01Z-
dc.date.issued2022-08-08-
dc.identifier.citationLÚCIO, Willy Naresse. Afetividade e otimismo: interações positivas na relação professor-aluno e seus efeitos em aulas de ciências. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35604-
dc.description.abstractFaced the difficulties imposed by factors such as low payment, the increasing violence and hostility against teachers in the school environment and public politics that try to stifle the relevance of the teacher in the overall human formation of the individual, this work seeks to investigate the existence of affective and optimistic relationships in teacher-teacher relationships. student in science classes. The research was carried out through participant observation and interviews with science teachers and elementary school students, in two public schools in the city of Uberlândia - MG, one of them in face-to-face teaching, and the other in a period of remote activities, due to the COVID-19 pandemic. Among the results observed and recorded, I was able to comprehend the affection, trust and diligence that the teachers had for their students and the other way around. Such trust and respect even included the freedom between the two of them to talk about personal matters, which could strengthen bonds and positively affect their life prospects. All of this leads us to conclude that relationships of affection and optimism occur in the school environment, both in face-to-face and remote classes, and that affection generates a close relationship between the teacher and the students.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.subjectAmbiente Escolarpt_BR
dc.subjectSchool Environmentpt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectRemote Teachingpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleAfetividade e otimismo: interações positivas na relação professor-aluno e seus efeitos em aulas de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeAffectivity and optimism: positive interactions in the teacher-student relationship and its effects in science classespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Borges, Nicole Cristina Machado-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7028668193926337pt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ariádine Cristine De-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8714949272258684pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDiante das dificuldades impostas por fatores como a baixa remuneração, a crescente violência e hostilidade com o professor no ambiente escolar e as políticas públicas que tentam abafar a relevância do professor, este trabalho busca investigar a existência de relações de afetividade e otimismo nas relações professor-aluno em aulas de ciências. A pesquisa foi realizada por meio da observação participante e de entrevistas com professoras de ciências e estudantes do Ensino Fundamental II, em duas escolas públicas da cidade de Uberlândia - MG, sendo uma delas durante o ensino presencial e outra em período de atividades remotas, devido à pandemia da COVID-19. Dentre os resultados observados e gravados, pudemos compreender o carinho, a confiança e o zelo que as professoras possuíam por seus estudantes e vice-versa. Tamanha confiança e respeito, que incluía a liberdade entre ambos de conversarem até mesmo sobre assuntos pessoais, o que poderia fortalecer vínculos e afetar positivamente suas perspectivas de vida. Tudo isso nos leva a concluir que relações de afeto e otimismo ocorrem no ambiente escolar, tanto em aulas presenciais quanto em aulas remotas e que a afetividade gera uma relação de proximidade entre o/a professor/a e os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration43pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode117682787-
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