Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35589
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Cartas de intenção em processos seletivos acadêmicos: efeitos de sentido sobre o PET Letras UFU e a imagem de aluno-candidato
Alternate title (s): Letters of intent in academic selection processes: effects of meaning about PET Letras UFU and the image of the student-candidate
Author: Dantas, Suzimara de Oliveira
First Advisor: Tavares, Carla Nunes Vieira
First member of the Committee: Brito, Cristiane Carvalho de Paula Brito
Second member of the Committee: França, Thyago Madeira
Summary: Esta pesquisa apresenta um estudo acerca do gênero carta de intenção, pertencente ao Programa de Educação Tutorial dos cursos de Letras (PET Letras) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), utilizado como parte da seleção de novos integrantes do programa nos anos de 2018 e 2019. Buscaremos analisar neste gênero as ressonâncias discursivas que indiciam representações do PET Letras UFU e de aluno-candidato. A pergunta norteadora desta pesquisa foi: Que imagem de aluno e do PET Letras UFU o funcionamento discursivo das cartas de intenção escritas como etapa seletiva para o programa constrói? Assim, construímos a hipótese de que os alunos-candidatos escrevem cartas em que predominam o uso de paráfrases e reformulações sobre o PET, de modo que há um esvaziamento sob o funcionamento persuasivo do gênero, tornando-o um instrumento pouco eficaz para a seleção. Para analisar o funcionamento discursivo das cartas de intenção dos alunos-candidatos, apoiamo-nos, especialmente, nos estudos bakhtinianos, a saber, nos textos: Estética da Criação Verbal, (BAKHTIN, 1929 [1997]); Marxismo e Filosofia da Linguagem, (BAKHTIN/VOLÓCHINOV, 1929 [2006]) e Problemas da poética de Dostoiévski (BAKHTIN, 1981[2013]). Com este arcabouço teórico buscamos esclarecer as especificidades do gênero carta de intenção e o que a caracteriza como um gênero e abordamos, também, alguns conceitos que nos conduzirão na abordagem dessa análise. A realização desta pesquisa se justifica visto que não foram encontrados, na perspectiva bakhtiniana, nenhum trabalho acadêmico sobre o gênero carta de intenção na área de estudos linguísticos. Nesse sentido, buscamos responder as seguintes perguntas de pesquisa: i) Quais são as características do gênero carta de intenção? ii) Em que medida os textos escritos pelos alunos-candidatos respondem ou não ao que é esperado do gênero carta de intenção? iii) Que imagem de aluno-candidato e do PET Letras UFU o funcionamento discursivo das cartas de intenção constrói? A nossa metodologia baseia-se nos estudos da Análise Dialógica do Discurso em uma perspectiva dialógica. O trabalho nos mostrou que a predominância das cartas está na valorização do PET a partir dos benefícios que o programa vai trazer para o aluno e não das contribuições que o aluno vai dar ao programa, não atendendo às exigências do gênero carta de intenção quanto à persuasão. Pretendemos com este trabalho contribuir com os futuros candidatos a processos seletivos acadêmicos com o conhecimento sobre o gênero carta de intenção para assim se expressarem melhor na posição de aluno-candidato.
Abstract: This research presents a study about the genre letter of intent, concerning the Tutorial Education Program [Programa de Educação Tutorial] of Languages majors [PET Letras] of the Federal University of Uberlândia (UFU), used as part of the selection of new members of the program in 2018 and 2019. We will seek to analyze the discursive resonances in this genre that indicate representations of PET Letras UFU and of the candidate-student. The guiding question of this research was: What image of the student and of PET Letras UFU is built by the discursive operation of letters of intent written as a selective stage for the program? Thus, we built the hypothesis that the candidate-students write letters that predominantly use paraphrases and reformulations about PET, so there is an emptying of the persuasive operation of the genre, making it a not very effective instrument for selection. To analyze the discursive functioning of the letters of intent of the candidate-students, we rely, especially, on Bakhtinian studies, namely, on the texts: Aesthetics of Verbal Creation, (BAKHTIN, 1929 [1997]); Marxism and Philosophy of Language, (BAKHTIN/VOLÓCHINOV, 1929 [2006]) and Problems of Dostoevsky's Poetics (BAKHTIN, 1981 [2013]). With this theoretical framework, we seek to clarify the specificities of the letter of intent genre and what characterizes it as a genre, and we also addressed some concepts that will lead us in the approach of this analysis. This research is justified because we could not find, from the Bakhtinian perspective, any academic work about the letter of intention genre in the area of Linguistics studies. Therefore, we seek to answer the following research questions: i) What are the characteristics of the letter of intention genre? ii) To what extent do the texts written by the candidate-students respond or not to what is expected of the letter of intention genre? iii) What images of the candidate-student and of PET Letras UFU are built by the discursive operation of the letters of intent? Our methodology is based on the studies of the Dialogical Discourse Analysis from a dialogical perspective. The research showed us a predominance of the letters in the valuing of PET based on the benefits that the program will bring to the student and not on the contributions that the student will make to the program, not meeting the demands of the letter of intent genre as to persuasion. With this work, we intend to contribute to future candidates for academic selection processes with knowledge about the letter of intent genre in order to better express themselves as candidate-students.
Keywords: Carta de intenção
Letter of Intention
Programa de Educação Tutorial
Tutorial Education Program
Dialogismo
Dialogism
Efeito de Sentido
Meaning Effect
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguistica
PET-Letras
Universidade Federal de Uberlândia
Programa de Educação Tutorial (Brasil)
Dialogismo (Análise literária)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: DANTAS, Suzimara de Oliveira. Cartas de intenção em processos seletivos Acadêmicos: efeitos de sentido Sobre o PET Letras UFU e a imagem de aluno-candidato. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5050
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.5050
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35589
Date of defense: 9-May-2022
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CartasIntençãoProcessos.pdfDissertação2.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons