Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35585
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Ensino remoto emergencial: análise das experiências de aprendizagem de graduandos em ciências contábeis |
Author: | Oliveira, Letícia Rocha |
First Advisor: | Nganga, Camilla Soueneta Nascimento |
First member of the Committee: | Blind, Review |
Second member of the Committee: | Blind, Review |
Summary: | Em dezembro de 2019, na China, foi descoberto um novo vírus com sintomas semelhantes aos da gripe comum. Este vírus foi nomeado como o “novo coronavírus”. Com essa descoberta houve a necessidade do distanciamento social e das suspensões das atividades presenciais. A partir disso faz-se necessário entender os desafios existentes nos processos educativos durante e pós-pandemia. Desse modo, a presente pesquisa teve como principal objetivo identificar e analisar as experiências de aprendizagem de graduandos em Ciências Contábeis no ensino remoto emergencial. O foco da pesquisa foi estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. A metodologia adotada foi descritiva e qualitativa, sendo que a coleta de dados ocorreu por meio da realização de entrevistas com nove estudantes. Os participantes da pesquisa relataram a dificuldade em participar do ensino remoto emergencial pela falta de estrutura tecnológica. Porém ainda optaram, prioritariamente, pelo ensino híbrido, porque são mais adaptáveis e há a possibilidade de conciliar com as atividades profissionais e com os compromissos pessoais. |
Abstract: | In December 2019, in China, a new virus was discovered with symptoms similar to the common flu. This virus named as the “new coronavirus”. With this discovery, there was a need for social distancing and suspensions of face-to-face activities. From this, it is necessary to understand the existing challenges in educational processes during and post-pandemic. In this way, the present research has as main objective to analyze the learning experiences of undergraduates in Accounting Sciences in emergency remote teaching. The focus of the research was the students of the undergraduate course in Accounting Sciences at the Federal University of Uberlândia. The methodology adopted was descriptive and qualitative, and data collection took place through interviews with the students. Participants in the remote survey found it difficult to participate in emergency technical education due to lack of resources. However, they still opt, as a priority, for hybrid education, because they are more adaptable and there is the possibility of reconciling with professional activities and personal commitments. |
Keywords: | Pandemia Pandemic Ciências Contábeis Accounting Sciences Ensino remoto Remote learning |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | OLIVEIRA, Letícia Rocha de . Ensino remoto emergencial: análise das experiências de aprendizagem de graduandos em ciências contábeis. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35585 |
Date of defense: | 9-Aug-2022 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.pdf | 341.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License